Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Vitória da Conquista

Aniversário de 30 anos do Creame é festejado em sessão especial da Câmara

A sessão reuniu vereadores, representantes do Creame, da Prefeitura e da sociedade civil

A sessão reuniu vereadores, representantes do Creame, da Prefeitura e da sociedade civil

Na manhã desta sexta-feira (24), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), comemorou com uma sessão especial, os 30 anos de fundação da Comunidade Terapêutica (Creame). A sessão foi uma iniciativa dos mandatos dos vereadores Gilzete Menezes (PSB) e Adinilson Pereira (PSB).

O presidente da Câmara Municipal, Gilzete Moreiora, ex-presidente do Creame, lembrou a trajetória de criação do Creame e a luta para ajudar os usuários de drogas. “Não tem dinheiro que pague ver uma pessoa recuperada. Eu trabalho lá desde a fundação do Creame, que começou em Itapetinga, no sítio da Primeira Igreja Batista”, relembrou.

O vereador Adinilson Pereira relatou a visita feita ao Creame e falou da importância da entidade. “É uma obra social para aqueles que precisam de ajuda na vida espiritual, por isso parabenizamos toda a diretoria da entidade por esses 30 anos”, afirmou.

Para o pastor José Barbosa, o trabalho da instituição vai além da recuperação de usuários de drogas, porque desenvolve o respeito e resgata a dignidade dos internos, que são tratados sem preconceito. Ele relatou sua própria experiência ao passar por um centro de recuperação no Rio de Janeiro. “Eu sou fruto de um centro de recuperação do Rio de Janeiro, vivi à margem da lei até os 28 anos, hoje tenho 63 anos e estou em plena atividade, mas cheguei a ser preso três vezes, até me encontrar espiritualmente com Jesus Cristo”, disse.

Também pastor, Jaimilson Almeida Cruz destacou os mandamentos da Lei de Deus, resumidos por Jesus Cristo em “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”, e disse: “Cremos que Deus pode mudar a vida de qualquer pessoa, por isso esperamos que a cidade abrace essa causa, pois ela é de responsabilidade de toda a sociedade”.

A psicóloga do Creame, Roseli Cajaíba de Sousa apresentou uma pesquisa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), que aponta a existência de 370 mil usuários de crack no Brasil, com maior concentração no Nordeste, com 150 mil. Desses, 35% fazem uso regular e 14% são menores de idade. “Precisamos de políticas públicas efetivas que venham a trabalhar com a prevenção”, enfatizou.

 A história

Segundo o pastor Gideon Almeida, um dos fundadores do Creame, a ideia do centro surgiu, em 1985, diante da necessidade de ajudar dependentes químicos que viviam marginalizados na sociedade. A iniciativa partiu dele e dos pastores Carlos Sobreira e Ezequiel Monteiro, este já falecido. Almeida explicou que eles foram movidos pelo desejo de dar uma oportunidade a essas pessoas de se libertarem, de se livrarem da dependência química. “Eu nunca vi alguém que não tivesse um tipo de ajuda sozinha, só pela força de vontade, conseguir se livrar das drogas”. Gideon também parabenizou o presidente da Câmara Gilzete Moreira (PSB): “Desde o início ele sempre esteve nos ajudando, nos apoiando”.

 O coordenador do Creame, Ricardo Alves da Silva atribui a Deus as vitórias obtidas ao longo de três décadas de existência. Também agradeceu a todos que trabalharam ao longo dessa história, destacando que é uma instituição humanizada. Enfatizou que a instituição tem investido nos profissionais para que possam fazer diferença. “O programa DAY TOP é um dos mais utilizados em comunidade terapêutica. A responsabilidade não é apenas da instituição e da família, mas também dos próprios residentes, por se tratar de um programa voltado para mudança de comportamento”, informou.

Atual presidente do Creame, Josafá de Jesus Barreto destacou que a instituição é uma referência de perseverança e já se consagrou por conseguir manter suas atividades por tanto tempo. “O Creame, em 30 anos, não só se sustentou como vem ampliando sua atuação”, explicou, complementando que a demanda por vaga no Creame é grande, mas que no mês de junho serão inauguradas novas instalações e a capacidade de atendimento da entidade vai dobrar, passando de 30 para 60 pessoas. Já o tempo de internamento é de sete meses, dividido em três etapas.

O presidente também chamou a atenção para o agravamento do problema da dependência química. “Nossas políticas não estão direcionadas ao combate às drogas, entretanto a gente acompanha esse drama vivido pela sociedade”.

Diretora de Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Kátia Silene Freitas, representando o prefeito Guilherme Menezes, falou da parceria existente entre o Creame e a Prefeitura Municipal, que entre outras ações, possibilita o encaminhamento de usuários atendidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social ao Creame. “É uma satisfação muito grande para nós ver uma instituição como o Creame completando seus 30 anos de existência, uma instituição séria e comprometida com o social”. Com informações da Ascom/CMVC.