Vitória da Conquista

Alvorada dos Ojás marca Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Ato é conhecido como Alvorada dos Ojás e é realizado pela Rede Caminho dos Búzios com apoio da prefeitura

Quem passou pela Praça Tancredo Neves nesta manhã foi surpreendido por um detalhe pouco comum: panos brancos enlaçados nas árvores. Esses panos, na verdade, são os ojás, acessórios sagrados utilizados em rituais de candomblé. Eles foram colocados ali, na noite dessa quarta-feira (20), por praticantes de religiões de matriz africana. O ato é conhecido como Alvorada dos Ojás, realizado pela  Rede Caminho dos Búzios com apoio da prefeitura.

O gesto simboliza um abraço pela paz. Ele vem para celebrar o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado nesta terça-feira, 21 de janeiro. Por isso, a Alvorada dos Ojás é um pedido de paz, equidade e respeito para a comunidade conquistense; chamando a atenção para a necessidade de promover a tolerância e harmonia entre as diferentes correntes religiosas e de se combater o racismo.

“A Alvorada dos Ojás já é consolidada como uma importante agenda de luta e afirmação das religiões de matriz africana. Importante iniciativa que contribui para o debate sobre o enfrentamento ao racismo religioso em Vitória da Conquista e na Bahia, estado mais negro fora da África”, explica o coordenador de Promoção da Igualdade Racial, Roberto Silva. //Blog do Rodrigo Ferraz