Vitória da Conquista

Alunos da rede estadual e servidores terceirizados ocupam Câmara Municipal em protesto

Os manifestantes cobram a regularização de seus salários Foto: Maciel Júnior

Os manifestantes cobram a regularização de seus salários
Foto: Maciel Júnior

Por Bia Oliveira

Na manhã desta quarta-feira (18), durante a sessão legislativa, servidores terceirizados e estudantes das Escolas Adélia Teixeira e Instituto de Educação Euclides Dantas (Normal) ocuparam a Câmara Municipal de Vitória da Conquista para protestar contra a falta de pagamento dos trabalhadores terceirizados. Por conta desse problema, os alunos da rede estadual estão sem aula em Conquista e região.

Munidos de faixas e apitos, os trabalhadores, com apoio dos estudantes, reivindicaram apoio do legislativo para terem seus salários regularizados. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores terceirizados de Limpeza (Sindlimp), Luciano Souza, a empresa prestadora do serviço, Sandy, está há três meses em atraso com vale alimentação e vale transporte, e a Contraste, deve o salário atual, além de vale transporte, vale alimentação e o plano de saúde dos trabalhadores.

A Sandy tem 600 trabalhadores em Vitória da Conquista e região, e Contraste, 400.

Ainda, conforme o presidente do sindicato, o governador Rui Costa informou, na última sexta-feira (13), que fez um acordo com as empresas para que elas efetuassem o pagamento dos terceirizados, e que o dinheiro seria repassado posteriormente às prestadoras. “Infelizmente até agora o problema não foi regularizado, os funcionários estão passando necessidades, por isso a paralisação continua até que a situação se normalize”.

Na próxima sexta-feira (20), o Sindlimp vai usar a Tribuna Livre da Câmara para denunciar o problema e pedir, oficialmente, o apoio do legislativo.