A Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, que administra o Hospital Materno-Infantil Esaú Matos e o Banco de Leite Humano, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde encerra o Agosto Dourado no próximo dia 29 com um drive thru na Praça da Normal. A atividade será realizada das 8h às 11h e terá como tema “Apoiar a Amamentação para um Planeta Mais Saudável”.

Além de instruções sobre aleitamento materno e prestação de serviços de promoção à saúde, vai haver música ao vivo. Mas mamães e papais não vão precisar sair de seus carros para evitar aglomerações. Segundo a organização do evento, todo o drive thru será realizado de acordo com o protocolo de segurança em prevenção à Covid-19.

O mês de agosto foi todo dedicado à campanha de conscientização sobre a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê. Todos os setores da Fundação de Saúde participaram das atividades: Banco de Leite, Pediatria, Centro Obstétrico, Unidade Neonatal, Alojamento Canguru e Enfermarias, além do Grupo de Trabalho de Humanização/GTH.

Unidades de Saúde também participaram – Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, a mobilização está sendo realizada em um formato diferente nas Unidades de Saúde da Atenção Básica e foi necessário pensar em estratégias de alcance do público sem provocar aglomerações e respeitando as orientações sanitárias de distanciamento social e uso de máscara.

As equipes das unidades de saúde estão promovendo durante todo o mês algumas ações como atividades educativas de forma individual e também em grupos de Whatsapp, redes sociais e ligações telefônicas para disseminar informações; visitas peridomiciliares (sem entrar nas residências) feitas pelos agentes comunitários de saúde às gestantes e puérperas em seus território; orientação individual durante consultas presenciais e teleconsultas; blitz educativas em pontos estratégicos e orientações às mães que comparecerem à unidade para vacinação dos filhos.

Quem participou das atividades na Unidade de Saúde da Família Pedrinhas foi a mãe lactante Renara Tavares, que tem duas filhas e recebeu o incentivo para fazer amamentação exclusiva delas até os seis meses de vida. “Sigo amamentando e tudo isso foi por conta de ter buscado informação e ter recebido um apoio muito especial do Banco de Leite, das pediatras e do meu marido me incentivando durante a amamentação. É a parte da maternidade que mais me encanta, de poder alimentar uma pessoa e ver ela se desenvolver pura e exclusivamente por conta da sua doação. Eu vejo o leite materno como um amor líquido que a gente passa para o filho”, conta.

“Reconhecemos que a prática do aleitamento materno é, ainda, um grande desafio para profissionais de saúde, mães e também para a sociedade. Por isso, o Agosto Dourado traz a oportunidade de expandir o conhecimento e a conscientização geral sobre o assunto, uma vez que o tema ganha destaque, dando apoio ao trabalho dos profissionais de saúde”, destaca Gislany Silveira, coordenadora da área técnica de Saúde da Criança e do Adolescente da Atenção Básica.