Sem categoria

Afastada há 3 meses, Tânia Britto reassume cargo de prefeita de Jequié

Tânia Britto foi afastada do cargo por determinação do juiz responsável pelo processo

Tânia Britto foi afastada do cargo por determinação do juiz responsável pelo processo

Afastada há três meses após suspeitas de irregularidades na Educação, a prefeita de Jequié, no sudoeste do estado, Tânia Diniz Correia Leite de Britto (PP), reassumiu o cargo após decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Ela deixou a gestão em maio deste ano, após a Justiça entender que a permanência da gestora no cargo poderia atrapalhar as investigações.

Desde o afastamento, a gestão era ocupada pelo vice-prefeito do município, Luiz Sérgio Suzarte Almeida. A prefeita assinou o termo de posse para retomada do cargo no Fórum Bertino Passos na tarde de terça-feira (9). No período do afastamento, o TJ-BA acatou a recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA). Segundo o órgão, a prefeita ocultou informações com o objetivo de dificultar o andamento do processo.

O G1 tentou contato com o TJ-BA para obter detalhes sobre a decisão que garantiu o retorno da prefeita, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. A assessoria de Tânia Britto afirma que ela assumiu o cargo nesta quarta-feira (10) e já nomeou os novos secretários.

Outro afastamento
Em dezembro do ano passado, a prefeita Tânia Britto foi afastada do cargo por determinação do juiz responsável pelo processo, mas a defesa recorreu e a prefeita voltou ao cargo. Na decisão da sexta-feira (6), a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, presidente do TJ-BA, indefiriu o pedido de suspensão da liminar concedida para o retorno da política ao comando da prefeitura.

Segundo o MP-BA, a prefeita foi  alvo de ação civil pública por ato de improbidade administrativa por ter prejudicado o ano letivo de 74 turmas de alunos da rede municipal de ensino. Segundo os promotores de Justiça Rafael de Castro Matias e Juliana Rocha Sampaio, autores da ação, os alunos ficaram sem aulas até o dia 11 de agosto do ano passado e outras três ficaram sem aulas pelo menos até o dia 14 de setembro.

Fonte: G1 Bahia