Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia

Adutora do Algodão aumenta oferta de água em Caetité

http://www.secom.ba.gov.br/modules/galeria/uploads/8931/1408117395DSC01251_Cpia.JPG

Foto: Divulgação

Parte da estrutura da segunda etapa da Adutora do Algodão, obra que já está com 80% da sua estrutura montada e previsão para ser concluída em 2015, foi colocada em operação pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) de forma emergencial e temporária para levar água do rio São Francisco até o sistema de abastecimento de Caetité.

Com a iniciativa, houve um aumento da oferta de água no município, amenizando os transtornos enfrentados pela população, decorrentes do racionamento na distribuição de água, que vem acontecendo desde 2012, quando se agravaram os efeitos da estiagem no semiárido baiano. O investimento foi de R$ 370 mil, com recursos próprios da Embasa.

Em decorrência da instalação de conjuntos de bombas provisórios em quatro estações elevatórias já construídas e à implantação de um trecho complementar de 1.300 metros de tubulação foi possível incrementar 80 metros cúbicos por hora na captação de Santarém, unidade do sistema de abastecimento de água de Caetité.

O gerente regional da Embasa, Paulo Ledo, explica que o funcionamento dessa estrutura provisória ainda não significa o fim do racionamento em Caetité, que terá atendimento pleno da demanda de água com a inauguração da Adutora.

“Conseguimos ampliar a oferta de água e garantir uma distribuição equânime no sistema em dias alternados. Mas a perspectiva é que os calendários de distribuição deixarão de fazer sentido pouco a pouco, com a conclusão da segunda fase da Adutora do Algodão ou com a recuperação dos níveis normais dos mananciais durante o período chuvoso”, explica Ledo.

Seca

Em decorrência da estiagem, os mananciais de Moita dos Porcos, Passagem das Pedras e Santarém atingiram níveis críticos e secaram no início do ano de 2012, levando a Embasa a adotar o racionamento na distribuição de água em Caetité.

Nesse período, a captação de água bruta passou a ocorrer a partir de poços tubulares e do transporte em carros-pipa da água do São Francisco que já chegava à vizinha cidade de Guanambi.

Segunda etapa 

Realizada a partir de convênio entre o governo federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e o Governo da Bahia, por meio da Embasa, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a segunda etapa da Adutora do Algodão levará água do rio São Francisco a Caetité e a outras localidades do município. Estão sendo investidos R$ 26 milhões na implantação de 83 quilômetros de tubulação, sete estações elevatórias e três grandes reservatórios.