Polícia Sudoeste

Adab confirma a hipótese de intoxicação alimentar como a causa da morte do gado em fazenda em Tanhaçu

Técnicos da Adab estiveram no local e fizeram a coleta dos órgãos dos animais e também da ração utilizada (Foto: 97NEWS)

O caso ainda não esclarecido da morte de cerca de 60 cabeças de gado na Fazenda Pica-pau, zona rural de Tanhaçu, começa a ter o seu mistério desvendado, já que a possibilidade de intoxicação alimentar é cada vez mais provável.

A situação foi reportado pela direção da Adab de Barra da Estiva. Segundo o órgão, um veterinário de Brumado, que está lotado no Mafrirb, foi ao local e fez os primeiros procedimentos de averiguação, tendo coletado os órgãos dos animais. Os indícios são de que os animais tenham ingerido o produto concentrado e não volumoso em altas doses.

Também não se deixar de levar em conta o fato de que o aditivo alimentar (ureia) possa ter molhado, o que teria gerado uma reação intoxicante. Foram abertos 4 animais que, a princípio, já comprovaram essa tendência, além de ser levada a ração para exames laboratoriais em Vitória da Conquista. O laudo final da causa das mortes deve sair nos próximos dias.

A ureia, aditivo alimentar para ruminantes, é usado com o intuito de fornecer uma fonte proteica de baixo custo, além disso, seu uso possibilita o consumo de forragens de baixa qualidade. A substância funciona como uma fonte de amônia para as bactérias do rúmen. Entretanto, deve-se ter muita cautela durante sua utilização devido ao alto risco de intoxicação, que pode apresentar um quadro agudo e muitas vezes ocasiona a perda do animal. //97 News