Vitória da Conquista

Prefeitura vacina motoristas e cobradores de ônibus coletivo

Dando continuidade às ações da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início à imunização de profissionais que operam no transporte coletivo urbano de Vitória da Conquista. Nesta quarta-feira (29), 300 doses de vacinas foram levadas a motoristas e cobradores da Viação Rosa, na garagem da empresa.

“É importante a gente vacinar essa categoria, devido ao grupo de risco que eles estão, estão na ponta também”, afirma a coordenadora municipal de Imunização, Camila Assunção, referindo-se ao fato de que esses profissionais continuam em serviço durante a pandemia. “O importante dessa estratégia, de estar vacinando nas garagens, é também tirar esse fluxo das unidades de saúde, para evitar aglomerações, evitar unidades cheias”, completa.

De acordo com a cobradora Ivaneide de Almeida, que se protegeu contra a gripe Influenza nesta manhã, fornecer a vacinação dentro da empresa facilitou muito para os funcionários. “Essa oportunidade pra gente é ótima, pra gente se prevenir”, avalia.

Para o cobrador Fabrício Andrade, estar protegido da gripe é fundamental em tempos de pandemia, para que não se confunda os seus sintomas com os da Covid-19. “Acho muito importante a vacina, porque infelizmente as coisas já estão feias, e a vacina já é um meio de prevenção. Principalmente a gente, porque a gente fica exposto”, diz.

Israel Lemos, que também é cobrador na Viação Rosa, lembra que essa é uma ação que traz benefícios para todos: “A importância é pro bem-estar da gente, pra própria saúde. Então eu acho bonito da parte da Prefeitura fazer esse trabalho, porque previne a gente mesmo, os companheiros e os próprios passageiros. Isso é legal.”

Motoristas e cobradores de ônibus coletivo integram os grupos prioritários da Campanha de Vacinação contra a Influenza, que se estende até o dia 8 de maio. Nesta quinta-feira (30), a equipe da SMS estará na Viação Cidade Verde, onde serão disponibilizadas 490 doses aos profissionais.

Segunda fase – Ao longo desta segunda fase de vacinação, a SMS também já foi aos órgãos de segurança pública de Vitória da Conquista garantir a imunização dos seus profissionais. Ação semelhante foi realizada no último sábado (25), com os caminhoneiros que trafegavam pela BR-116. Além disso, 18 mil doses já foram disponibilizadas nas unidades de saúde da zona urbana e da zona rural da cidade.

Neste momento, o público-alvo é composto por profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo e portuário.