Jovem do Distrito de São Sebastião é vítima de infarto durante partida de futebol
Foi se o tempo em que apenas pessoas mais velhas morriam de infarto. O jovem Paulo Oliveira Júnior, mais conhecido como ‘Galego’, morreu após um infarto fulminante durante uma partida de futebol na zona rural de Barra do Choça.
Natural do distrito de São Sebastião, zona rural de Vitória da Conquista, ‘Galego’ chegou a ser encaminhado para o hospital municipal de Barra do Choça, mas não resistiu e morreu. Ele era de uma família tradicional que possui comércio na Central de Abastecimento (Ceasa) da capital do Sudoeste baiano.
As doenças cardiovasculares são líderes em morte no mundo, sendo responsáveis por quase 30% das mortes no Brasil. Dentre estas, o infarto é uma das principais causas.
Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue que leva ao miocárdio (músculo cardíaco) é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio.
Também chamado de infarto agudo do miocárdio ou ataque cardíaco, o infarto pode ser fatal. Com tratamento adequado, é possível evitar danos significativos no músculo cardíaco e isso é primordial para que o paciente possa viver muitos anos sentindo-se bem. Por isso, é crucial chamar a emergência ou correr para o hospital nos primeiros sinais do problema.