Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Saúde

5 alimentos capazes de prevenir o câncer

5 alimentos capazes de prevenir o cancer 5 alimentos capazes de prevenir o câncer

O câncer talvez seja uma das doenças que mais matam no mundo, atualmente. De acordo com o portal do Instituto Nacional de Câncer (INCA), “câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo”.

Como o câncer age no organismo: “dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.

A ciência ainda não conseguiu explicar completamente o que leva um indivíduo saudável a desenvolver as alterações celulares que dão origem ao câncer, mas já sabe que alguns fatores são determinantes para que a taxa de risco seja maior ou menor. O tabagismo e a alimentação, por exemplo, estão diretamente ligados à doença. Para ajudar a evitá-la, alguns alimentos são altamente recomendados por especialistas.

1 – Brócolis

Um estudo publicado na revista Molecular Nutrition & Food Research teve como voluntários homens com diagnóstico de câncer de próstata. Aqueles que consumiram o brócolis tiveram diminuída a ação de uma determinada enzima que, de acordo com os pesquisadores, os medicamentos específicos para a doença também tentam combater.

Outra pesquisa, divulgada em uma reunião da American Association for Cancer Research apresentou resultados semelhantes em mulheres que sofriam de câncer de mama.

2 – Cebola e alho

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Cancer, o alho e a cebola seriam capazes de reduzir os riscos de desenvolver câncer de intestino. Outro estudo, divulgado pelo Epidemiology Biomarkers & Prevention, apontou ambos os vegetais como importantes no combate ao câncer de pâncreas.

3 – Tomate

Uma pesquisa realizada por especialistas da University of Portsmouth, no Reino Unido, e publicada no British Journal of Nutrition, aponta o tomate como um dos melhores alimentos para combater o câncer de próstata. Isso acontece porque o tomate é rico em licopeno, uma substância que atua como antioxidante e combate os radicais livres que alteram o DNA das células.

4 – Cenoura

De acordo com um estudo realizado na Universidade de Newcastle Upon Tyne, na Inglaterra, demonstrou que a cenoura é outro alimento importante na luta contra o câncer. Os pesquisadores descobriram que o falcarinol presente na cenoura é capaz de reduzir as chances de um indivíduo desenvolver a doença. No entanto, os testes foram realizados com o alimento cru e, portanto, ele dever ser consumido preferencialmente assim.

5 – Chá verde

Pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Grã-Bretanha, descobriram que os compostos digeridos do chá verde são capazes de prevenir o câncer, porque desaceleram o crescimento das células anômalas.