Vitória da Conquista

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista sediou nesta terça-feira (7), a primeira etapa da Conferência Municipal de Educação, debatendo o tema: “Em defesa de uma educação universalizada e socialmente referenciada”.

O evento aconteceu no Plenário Carmen Lúcia e reuniu gestores e especialistas em educação.

Este ano, o debate da conferência está sendo norteado por seis eixos, destacando as discussões sobre o direito à educação, justiça social, inclusão, além da valorização dos profissionais da educação, gestão democrática e financiamento.

A conferência foi presidida pelo presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, vereador Valdemir Dias (PT), que destacou a realização do fórum e outros eventos que antecederam a conferência. “Essa é uma importante conferência. Já tivemos o fórum, com audiências públicas, ouvindo as pessoas e estabelecendo metas. Estamos acompanhando o Plano Municipal de Educação e nele temos mais de 20 metas”, afirmou.

O vereador ressaltou também os desafios do financiamento da educação. “O financiamento da educação é um dos grandes gargalos hoje. Nós lutamos por uma educação inclusiva e em tempo integral, porque é a educação que vai resgatar esse país”, pontuou Valdemir.

Para o secretário de Educação, Edgard Larry, “a Conferência Municipal de Educação é importante porque possibilita reflexões e debates sobre a educação oferecida em Vitória da Conquista”, afirmou. O secretário ressaltou também o aprimoramento no Documento Referência que, segundo ele, “legitimará a busca do cumprimento das metas que constam nos eixos dos instrumentos orientadores, em nível estadual e nacional”.

A coordenadora do Fundo Municipal de Educação (FME), professora Talamira Taita Rodrigues Brito, explica que a Conferência Municipal de Educação é também chamada de pré-conferência da Conferência Estadual de Educação (COEED). “Cabe aos municípios, através do Fórum Municipal de Educação, convidar toda a sociedade civil organizada para refletir sobre os eixos apresentados pelas conferências estaduais à luz das nacionais e assim propor alterações no ‘Documento Referência’ que possam traduzir os anseios e ideias sobre o futuro da educação e, por sua vez, o futuro dos Planos Decenais de Educação”, explicou.

A mesa de honra foi composta pelo presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, vereador Valdemir Dias (PT), o secretário municipal de Educação, Edgar Larry, coordenadora do Fórum Municipal de Educação de Vitória da Conquista, Talamira Taita Rodrigues Brito, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Marco Vinícius Lopes, o coordenador do Núcleo Territorial de Educação de Vitória da Conquista (NTE20), Ricardo Costa, a presidente do Simmp, professora Elenilda Ramos, o Chefe de Gabinete do Reitor da Uesb, Wesley Piau, e a aluna e vice-presidente da UEB, larice Durval.

Debate dos Eixos

A programação terá continuidade nesta quarta-feira (8), no Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), quando acontece o debate dos seis eixos temáticos. Nesta quarta-feira (8) ocorrerá ainda a eleição de delegados que devem participar da atividade da Conferência Estadual de Educação representando o que o município defendeu em sua conferência sobre o “Documento Referência”. Eles são escolhidos durante sessão específica para este fim, constante na programação da conferência.

A abertura do evento contou com a apresentação do Coral de Libras Mãos Harmônicas, regido pela professora Jaqueline França, e uma apresentação musical de Xangai, cantor e secretário municipal de Cultura e Turismo de Vitória da Conquista.

Quem tiver interesse em saber mais detalhes sobre a Conferência Municipal acesse o link http: smed.pmvc.ba.gov.br/conferencia/.