Política Saúde Vitória da Conquista

Solla critica proposta de fechamento de hospitais psiquiátricos na Bahia

“Ao invés de cogitarmos o fechamento, precisamos retomar os incentivos financeiros e técnicos para ampliar a rede substitutiva “, diz Solla

A proposta de fechamento de hospitais referências na área da psiquiatria, Afrânio Peixoto (HEAP), em Vitória da Conquista, e Lopes Rodrigues (HELR), em Feira de Santana, tem encontrado forte oposição em todo o estado. Além dos profissionais de saúde, familiares de pacientes com transtornos mentais se mobilizam para que a unidade não encerre as atividades. Ex-secretário de Saúde da Bahia, o deputado federal Jorge Solla (PT-BA) destacou a importância dos hospitais e alertou para as dificuldades no atendimento que irão ocorrer caso o HEAP e o HELR sejam fechados.

 “É preciso entender que houve um processo de mudança importante e progressiva na assistência à saúde mental na Bahia, modificando o papel destes hospitais e do perfil dos internamentos. Hoje eles cumprem um importante e indispensável papel para o atendimento de pacientes agudos, com crise, que necessitam de um atendimento de urgência”, destacou Solla.
O deputado destaca os dados do SUS sobre as internações nos Hospitais Especializados Afrânio Peixoto e Lopes Rodrigues, que demonstram a diminuição gradual do tempo médio de permanência dos pacientes – de 35,1 dias em 1993 para 16,5 em 2016. O número de leitos ativos no HELR, de acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), diminuiu de 337 em dez de 2008 para 130 em dez de 2016. No HEAP, reduziu de 50 leitos para 28 leitos entre 2008 e 2016.
“Estes dados mostram claramente a mudança de perfil, antenada com a reforma psiquiátrica. Ao invés de cogitarmos o fechamento, precisamos retomar os incentivos financeiros e técnicos para ampliar a rede substitutiva e continuar os aperfeiçoamentos necessários ao atendimento nesses hospitais”, argumentou Jorge Solla.
Ele recorda que existe, desde 2013, projeto aprovado dentro da Sesab para a transformação do Hospital Especializado Afrânio Peixoto em um hospital clínico com leitos de retaguarda, para atenção à dependência química. O projeto arquitetônico para reforma foi aprovado pela Vigilância Sanitária. “A licitação não saiu em 2014 e infelizmente o projeto agora está engavetado”, lamentou o petista.

Fonte: Blog do Paulo Nunes