Nos dias 17, 18 e 19 de abril, será realizada a décima edição da Jornada de Astronomia (Jastro) de Vitória da Conquista, no Planetário Everardo Públio de Castro, localizado no Centro Cultural Glauber Rocha. O evento é promovido pelo Instituto Federal da Bahia (Ifba), e tem o apoio da Prefeitura. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo formulário até este sábado (13) ou até o limite de vagas ser atingido.

A programação abrange palestras, minicursos, oficinas, sessões de planetário e observações com telescópios. As atividades diurnas ocorrerão no Ifba e as noturnas no Planetário Everardo Públio de Castro.

Diretora do Planetário, Tina Rocha

A coordenadora do Planetário, Tina Rocha, destacou a importância de incentivar a realização de eventos como a Jornada de Astronomia para os jovens estudantes. “É importante atrair a juventude com esse tipo de acontecimento na cidade porque o jovem é interessadíssimo por astronomia ou por qualquer coisa que envolve tecnologia e ficção científica. Nossa equipe é muito engajada nisso, muito preparada, e a gente quer que isso chegue ao jovem”, afirmou.

O evento também conta com a colaboração do Observatório Astronômico Antares da Universidade Estadual de Feira de Santana, Projeto Cometa Nordestino (UFRN/UEFS/IFBA).

Confira a programação completa no site da Jastro.