Saúde Vitória da Conquista

Servidores, pacientes e familiares retornam às ruas contra fechamento do Hospital Afrânio Peixoto

Manifestante protestam contra decisão da Sesab

Contrários às intervenções programadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), para o Hospital Especializado Afrânio Peixoto, dezenas de manifestantes voltaram às ruas de Vitória da Conquista em protesto. O ato aconteceu na manhã desta quinta-feira (2), quando servidores, pacientes e familiares exibiram faixas, cartazes com auxílio de carro de som, protestando contra as medidas que resultarão no fechamento dos serviços psiquiátricos na referida unidade.

Servidores falam da importância do hospital para a Região Sudoeste e Norte de Minas Gerais

Com isso, o atendimento será distribuído entre o Hospital Geral de Vitória da Conquista e o Hospital Especializado Crescêncio Silveira. De acordo com o secretário Fábio Vilas Boas, ao contrário do que está sendo propagado, as atividades vão melhorar aos que buscam o Afrânio Peixoto, que será transformado numa referência para o HGVC na realização de cirurgias e na instalação de 75 leitos.

“Para que não haja descontinuidade no atendimento psiquiátrico na região, leitos da especialidade serão abertos no HGVC. Haverá ainda uma estruturação do serviço ambulatorial na Unidade de Saúde Crescêncio Silveira. Além disso, há expectativa de que serviços municipais, como os centros de Atenção Psicossocial (Caps) e unidades básicas de saúde, absorvam algumas demandas”, diz nota da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

Atualmente o Hospital Afrânio Peixoto atende pacientes de 200 municípios da Bahia e no Norte de Minas Gerais. Fonte:Blog do Anderson.