Nesta quinta-feira (15), quarta noite da programação do Arraiá da Conquista, na praça Nove de Novembro, o evento ofereceu ao público duas opções distintas de forró. Primeiro, Lyon Amorim subiu ao palco e mostrou um repertório que mesclou canções clássicas do ritmo com outras de tendência mais pop – o que era refletido por sua banda, que, além dos tradicionais zabumba, sanfona e triângulo, tinha também teclado, bateria e guitarra.

Em seguida, foi a vez de o piauiense Almir Amaral trazer um show mais focado no forró “de raiz”, como ele mesmo definiu – ainda que, em seu show, a chamada “santíssima trindade do forró” também fosse incrementada por instrumentos como a bateria e o contrabaixo.

Ambos os artistas, porém, cumpriram a missão que se esperava deles: colocar o público para dançar, mesmo sob a neblina que insistia em cair, ao som de canções de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Alceu Valença, Zé Ramalho e Jackson do Pandeiro – mas também, no caso de Lyon Amorim, abrindo espaço para outros sucessos de pegada mais contemporânea, a exemplo de bandas como Calcinha Preta e outros adeptos do estilo, digamos, mais “eletrônico”.

Tanto Lyon Amorim quanto Almir Amaral são conhecidos do público que costuma participar do evento junino organizado pela Prefeitura. “Já venho tocando aqui há sete anos. É sempre bom estar na praça Nove de Novembro, fazendo um forró para este povo, que é caloroso”, declarou Lyon, cuja agenda de shows se divide entre Vitória da Conquista e Anagé em épocas de São João.

O mesmo ocorre com o piauiense Almir, que mora em São Paulo, mas viaja todos os anos para o Nordeste, onde se apresenta como artista de forró. “Vitória da Conquista me recebe todo ano. É um prazer estar sempre voltando. Tenho esse privilégio de todo ano poder participar desse evento cultural que é o São João de Vitória da Conquista”, declarou.

Animação e tranquilidade

Enquanto os músicos tocavam e entretinham os casais que dançavam entre as casinhas de taipa que formam a Vila Junina, também havia quem quisesse curtir a festa de forma mais tranquila e em família. O empresário Tiago Neves, por exemplo, optou por desfrutar dos quitutes juninos ao lado da esposa, Onoá, da filha, Ayla, de 7 anos, e da sogra, Inajá.

“Deu uma chuvinha, mas passou e eu trouxe minha filha, que queria comprar amendoim”, contou Tiago. Onoá, que trabalha como servidora pública municipal, também aprovou o programa noturno na praça Nove de Novembro – especialmente por poder levar a filha sem maiores preocupações além de simplesmente se divertir: “A praça está bem animada, com comidas típicas de primeira. E está supertranquilo aqui, com o policiamento e o pessoal do Simtrans. A festa está muito boa”, disse.

As vendedoras Daniela Oliveira e Luzimar Gonçalves também foram aproveitar a festa, assim que encerraram o expediente em seus respectivos empregos. Ambas dividiram uma garrafa de licor que Luzimar havia ganhado de presente de colegas do trabalho. “Está massa. O forrozinho está dando para puxar o pé e o São João está chegando com força”, comemorou Daniela. “A gente vai se divertir um pouquinho e logo vamos para casa, porque temos que trabalhar amanhã”, informou a vendedora.

Banheiros químicos

A quantidade de pessoas que têm comparecido ao Arraiá da Conquista, desde segunda-feira (12), chamou a atenção da equipe de organizadores do evento. Segundo o coordenador municipal de Cultura, Alecxandre Magno, o número de participantes vem sendo superior ao registrado nas edições de 2019 e 2022 – devido à pandemia do coronavírus, a festa não foi realizada nos anos de 2020 e 2021.

“Nós nunca tivemos aqui, na praça Nove de Novembro, um público como esse. E o testemunho não é só meu”, assegurou Alecxandre, que contou ter ouvido comentários semelhantes de comerciantes que trabalham durante as noites do evento.

Ainda de acordo com o coordenador, o grande volume de pessoas foi a razão para que Prefeitura tomasse uma medida inédita: a partir desta quinta-feira, banheiros químicos estão disponíveis no largo da praça da Bandeira, a fim de oferecer mais conforto ao público que participa do Arraiá. “Nos outros anos, nós não precisamos nos preocupar com a questão dos banheiros químicos. Agora, já resolvemos essa questão”, destacou Alecxandre.

“No mais, está uma festa linda. As pessoas estão gostando, está todo mundo vindo aqui curtir. Fizemos a curadoria e soubemos selecionar as bandas. Agora, estamos na expectativa do Glauber Rocha e da zona rural. E já com o coração um pouco apertado, porque a gente cria uma expectativa muito grande”, declarou ainda o coordenador.

O Arraiá da Conquista continua com atrações na praça Nove de Novembro até o dia 30. No Centro Cultural Glauber Rocha, palco principal do evento, os shows serão realizados de 20 a 23. E, nos distritos rurais, a festa acontece nos dias 24 e 25.