A Prefeitura de Vitória da Conquista está trabalhando em obras e projetos de drenagem pluvial e manutenção de vias, galerias e canais de drenagem em toda a cidade. Um dos objetivos é solucionar problemas causados pelos impactos das fortes chuvas, agravadas por esgotos clandestinos jogados na rede.

Neste momento, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) está executando reparos no canal de drenagem da Avenida Brumado, na altura do bairro Zabelê, que cedeu com as recentes enxurradas.

Parte da tubulação subterrânea já foi reparada e em outros pontos haverá a substituição das manilhas. Já as caixas de passagens, que são os dispositivos usados para inspeção e manutenção da rede, serão reforçadas com concreto armado.

Avenida Brumado

Assim que essa obra for concluída, será feita a reconstrução o canal de drenagem da Avenida Rio de Janeiro, o trecho mais danificado no bairro Conveima. O objetivo é direcionar de forma correta a água, que possui grande vazão e velocidade nessa área, dando mais integridade à via.

Na Avenida Régis Pacheco, o trabalho de recuperação do canal de drenagem já está quase concluído. Após reconstruir o trecho comprometido pelo impacto das chuvas e de esgoto despejado na galeria irregularmente, foi instalada uma laje de concreto e em breve será executada a recomposição do asfalto e do passeio, além da instalação do meio-fio.

Outros pontos que passarão por intervenção da Seinfra são a Praça Vítor Brito, onde será feita a reconstrução do canal de drenagem; e a Avenida Francisco Sabino, no bairro Vila América, que além dos reparos no canal de drenagem pluvial, também passará por recuperação do asfalto.

O processo de contratação da empresa que irá executar as duas obras já foi concluído. A Prefeitura aguarda a liberação do recurso do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) para dar início ao trabalho.

Urbis V

Trabalho constante

A Seinfra também está com atenção voltada a ruas que não possuem rede de drenagem profunda, visando recompor o pavimento para restabelecer o acesso e trânsito das vias. Onde não há pavimento asfáltico, a base é recomposta com cascalho. Já em vias como a Rua 36, no bairro Bateias 2, ou a Rua A, no bairro Remanso, o pavimento asfáltico será inteiramente recomposto, devolvendo a integridade das vias.

O secretário da Seinfra, Jackson Yoshiura, destacou que além das obras em execução ou em planejamento, a Prefeitura atua de forma constante com a Operação Tapa-Buracos por toda a cidade. “Estamos trabalhando para minimizar os danos em toda infraestrutura do município, com a recomposição asfáltica e reenquadramento dos buracos oriundos da chuva, e também com o patrolamento, que é o trabalho de terraplanagem que recompõe as vias que não possuem pavimento asfáltico”, informou.