Pedro recebe das mãos da prefeita e do corregedor do TJ/BA a escritura de seu imóvel

O sonho esperado pelo autônomo Pedro Silva, há 12 anos, de ter a escritura de seu imóvel, localizado no Parque da Colina, se tornou realidade, na manhã desta quinta-feira (4). Na quadra poliesportiva da Escola Municipal Lycia Pedral, ao lado de outros 80 moradores do loteamento, ele recebeu das mãos da prefeita Sheila Lemos, a escritura de seu imóvel.

Com a entrega dessas escrituras, a Prefeitura segue avançando com a regularização fundiária no município, por meio do programa Morar Legal. “Estamos dando dignidade para pessoas que almejam muitas vezes, por 30, 40 anos, ter a escritura das suas casas. Com o documento, eles podem, por exemplo, obter um financiamento ou deixar para os seus herdeiros. E não vamos parar por aqui, vamos avançar cada dia mais”, ressaltou a prefeita.

Implantado pela Prefeitura em 2017, pelo então prefeito Herzem Gusmão e pela vice-prefeita, à época secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, presente na solenidade, o Morar Legal já contemplou mais de 6 mil famílias em Vitória da Conquista com a entrega das escrituras. Para tanto, como enalteceu a prefeita, a cooperação com o Poder Judiciário da Bahia (PJBA) e o Cartório de Registro de Imóveis da cidade tem sido fundamental.

O corregedor-geral do Tribunal de Justiça da Bahia, José Edivaldo Rotondano, participou da solenidade e destacou: “quero dizer da alegria, do contentamento de estar aqui, nesse momento, em que estamos fazendo valer um direito fundamental, que é o da moradia digna. Demonstramos, com isso, a atenção do Poder Judiciário com o cidadão. Parabenizo a prefeita e a sua equipe e desejo que tenhamos ainda mais momentos felizes como esse em Conquista”.

Por falar em felicidade, esse foi o sentimento que tomou conta do autônomo Pedro Silva, citado no início da matéria. “Esse momento é muito importante porque a escritura é um documento que nos dá segurança. Há 12 anos, venho nessa batalha, esperando esse documento sair e, graças a Deus, ele saiu. Hoje é dia de agradecer primeiramente a Deus e, em seguida, a prefeita por estar dando essa oportunidade pra gente ter esse documento em mão”, contou.

Moradora do Parque da Colina há 12 anos, a cabeleireira Juliane Ramos também era só alegria. Para ela, o sentimento que resumia esta quinta-feira (4) era o de gratidão. “Acho muito gratificante porque é uma segurança para os moradores. Com o documento, a gente se segura. Além disso, tem pessoas que não têm condições de pagar uma escritura, que nós sabemos que é caro. Então, é uma experiência única, é surreal”, afirmou.

A monitora Jucileide Rosa, que mora no Parque da Colina há 20 anos, também comemorou o fato de receber a escritura depois de aguardar durante todo esse período. “Eu esperava isso por muito tempo. É uma experiência única estar recebendo essa escritura hoje. O sentimento é de muita felicidade”, compartilhou.

Também marcaram presença no evento, os vereadores Nildo Freitas, Adnilson Pereira, Edjaime Rosa, Lúcia Rocha e Alexandre Xandó, além de autoridades da segurança pública, da Caixa Econômica Federal e gestores municipais.