Vitória da Conquista

Município recebe recursos estaduais para ações de recuperação de estradas e apoio à agricultura familiar

Os recursos são de emendas dos deputados estaduais em razão do estado de emergência provocado pelas chuvas e a liberação para Vitória da Conquista foi articulada para pelo deputado estadual Fabrício Falcão, após assinatura de convênio entre o Município e a CAR/SDR, e já têm destinação certa.

A Prefeitura optou pela contratação dos serviços: com aluguel de caçambas por quilômetro rodado (2 mil km), 120 horas de retroescavadeira e 200 horas de motoniveladora. Também serão adquiridos 1.200 litros de diesel para as máquinas que pertencem ao Município.

“Preenchemos toda documentação, qualificamos o Município para o convênio e estamos aguardando o crédito cair na conta apropriada para fazer a contratação dessas horas de serviço”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Luís Paulo Santos.

Outros R$ 180 mil são do Projeto de Mecanização Rural (Promer), executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural. O Promer é um convênio entre a SDR e o Município e tem como beneficiários os produtores da agricultura familiar e terá uma contrapartida da Prefeitura do mesmo valor.

O dinheiro será usado para aquisição de combustível (óleo diesel) para ajudar os agricultores para limpeza de aguadas e aração de terras, com o objetivo de melhorar a produção, podendo a Prefeitura repassar recursos diretamente aos beneficiários.

Segundo o deputado, até o final do mês de fevereiro, mais R$ 180 mil serão destinados ao reparo e manutenção de estradas afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o município.