Geral Vitória da Conquista

Famílias despejadas protestam contra ação da Prefeitura de Vitória da Conquista

Mais de cem pessoas participaram do protesto

Na manhã desta segunda-feira (20), famílias que ocupavam um terreno no Bairro Cidade Maravilhosa, denominado de “Maravilhosinha”, e que tiveram os barracos derrubados pela administração municipal na manhã do último sábado (18), fizeram uma manifestação em frente à prefeitura. Para evitar uma invasão por parte dos manifestantes, o acesso principal ao prédio ficou fechado durante toda manhã, com acesso restrito às pessoas que não faziam parte do movimento. A entrada de pessoas foi controlada pelos agentes da Segurança Patrimonial.

A prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, informou que as casas foram construídas em área de preservação ambiental, protegida por lei, cabendo ao município cumprir a legislação. Na manhã desta segunda-feira, os secretários de Serviços Públicos, Infraestrutura, Meio Ambiente, e Desenvolvimento Social, concederam entrevista coletiva para esclarecer os motivos da ação de despejo e o que será feito com as famílias despejadas.

O secretário de Serviços Públicos, Esmeraldino Correia, disse que as ações irão continuar de modo a garantir a proteção das áreas públicas, que não pertencem a governo ou a pessoas particulares, mas sim ao patrimônio  do município. Informou também que as 15 famílias que estavam no local serão assistidas pelo Programa de Habitação Popular.

A Secretaria de Infraestrutura orienta os moradores a não fazerem investimentos nessas localidades e a procurar informações  antes de iniciar qualquer construção, a fim de evitar transtornos maiores e a perda dos valores empregados na obra.