Educação Vitória da Conquista

“Enquanto os professores de Salvador recebem o 14º salário, a PMVC não paga sequer o terço de férias”, diz sindicato

Geanne Oliveira. Foto: Gabriel Oliveira

Geanne Oliveira, presidente do SIMMP. Foto: Gabriel Oliveira

Segundo informações publicadas em seu site oficial, o Sindicato do Magistério Municipal Público (SIMMP) de Vitória da Conquista, os professores da rede municipal não receberam o terço das férias correspondente ao período aquisitivo de 2013, segundo o sindicato, sem qualquer justificativa plausível por parte da Administração. Enquanto isso, os secretários de Educação, Finanças e Administração, as três pastas diretamente envolvidas com o equacionamento desta demanda, que é um direito inalienável da categoria, estão em pleno usufruto de suas férias, certamente, com a devida contrapartida pecuniária creditada em suas contas bancárias.

Ainda de acordo com a nota, a desídia do Governo Municipal contraria o Regime Jurídico Único (RJU) dos servidores, que assegura o pagamento do terço das férias aos trabalhadores no início do período de usufruto, ou seja, deveria ter pago no contracheque do mês de dezembro ou em uma folha suplementar até no máximo 10 de janeiro. Enquanto os professores do município de Vitória da Conquista penam sem a remuneração das suas férias, em Salvador, por exemplo, o governo do prefeito ACM Neto pagou até 14º salário aos trabalhadores da Educação.

“A situação requer uma solução e, se a mesma não ocorrer ainda esta semana, estaremos convocando a categoria para paralisação no início do ano letivo, pois, 2013 foi um ano já bastante conturbado e só aconteceu graças à compreensão e o esforço dos professores. Não permitiremos que se reedite esse filme. A hora é agora! Aguardamos uma solução”, concluiu a presidente do SIMMP.