Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Infraestrutura Seca Vitória da Conquista

Empresa apresenta projeto de construção de barragem do Rio Pardo

A construção da Barragem do Rio Pardo vai proporcionar ao município de Vitória da Conquista maior autonomia no abastecimento de água. A elaboração do projeto que viabilizará a concretização desse antigo anseio da população está avançando a passos largos.

Na manhã desta quarta-feira, 29, uma equipe composta por representantes do Governo Municipal esteve reunida com o gerente de projetos da empresa IBI – Engenharia Consultiva, Ornaldo Freitas, para uma apresentação referente ao andamento da elaboração do projeto para a construção da barragem bem como as diretrizes para as próximas etapas. A IBI – Engenharia Consultiva foi a empresa vencedora do processo licitatório para a elaboração do projeto Básico e Executivo da Barragem do Rio Pardo.

Conheça as etapas do projeto – Durante a reunião, foram apresentadas inicialmente as três fases que constituirão o projeto da barragem. A primeira delas (Fase A), consiste no Estudo de Viabilidade. A fase seguinte (Fase B) consiste no Estudo de impacto ambiental (EIA-RIMA) e na elaboração de um plano de reassentamento.

Por fim, durante a Fase C, haverá a execução do projeto Executivo, que consiste do detalhamento, ou seja, na avaliação econômica e financeira. Para a execução de todo projeto (Fases A, B e C), estão sendo investidos R$ 3.347.920,47, fruto de um convênio firmado entre os governos Federal e Municipal.

Avanços da primeira fase – Conforme a IBI – Engenharia Consultiva, o projeto da Barragem do Rio Pardo, que se encontra na primeira fase, já traz aspectos positivos e está adiantado dois meses. O relatório de identificação de obras, os estudos básicos do projeto da barragem, bem como os estudos topográficos, geológicos e geotécnicos já foram 100% concluídos. Para a conclusão dessa fase, restam os estudos hidrológicos, que já estão 80% elaborados e os estudos de alternativas do tipo de barramento e de concepção da barragem, que já estão 90% adiantados.

De acordo com Ornaldo Freitas, a previsão é de que até o final do mês de julho essa primeira fase, que traz o projeto básico da Barragem do Rio Pardo, já esteja concluída para ser encaminhada para o Ministério da Integração Nacional para aprovação. O prazo definido para a conclusão dessa primeira etapa era setembro deste ano. “Estamos adiantados dois meses para que possamos colocar esse projeto dentro das ações do Governo Federal ainda neste ano. A liberação do recurso para a construção da barragem será com base no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, informou o gerente de projetos. Os investimentos para a construção do equipamento vão girar em torno de R$ 200 milhões.

A construção da Barragem do Rio Pardo representa uma antiga demanda do Governo Municipal. Por conta disso, a informação de que o projeto encontra-se avançado gerou satisfação entre os gestores municipais. “Ficamos felizes em saber que o projeto está adiantado e que, com certeza, com os recursos sendo liberados, em breve teremos uma barragem que vai satisfazer todas as expectativas da população de Vitória da Conquista”, declarou o vice-prefeito, Joás Meira.  

Geração de emprego – Com as obras para a construção da Barragem do Rio Pardo, serão gerados, em Vitória da Conquista, em torno de 500 empregos diretos.

Conheça outros benefícios que a Barragem vai proporcionar:

– Expansão do sistema de abastecimento, levando água de qualidade e em quantidade para consumo humano beneficiando Vitória da Conquista e região;

– Atendimento das comunidades rurais de toda a região de Vitória da Conquista e dos municípios vizinhos;

– Aumento da oferta de água para irrigação;

– Aumento da oferta de água para atender a demanda industrial;

– A implantação de uma unidade geradora de energia;

– Redução dos efeitos perversos da seca ou estiagem;

– Aumento da produção e melhorias no aproveitamento do solo.