Mundo

Cerca de 40% dos eleitores dos EUA se preocupam com intimidação nas urnas

Dois em cada cinco eleitores norte-americanos dizem que estão preocupados com ameaças de violência ou intimidação de eleitores nas urnas durante as eleições de meio de mandato do país, de acordo com uma nova pesquisa Reuters/Ipsos.

Até agora, nenhuma violência foi relatada em centros de votação antecipada ou locais de entrega de cédulas antes das eleições de 8 de novembro, quando os republicanos são os favoritos para ganhar o controle da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos e possivelmente do Senado.

Mas autoridades do Arizona já pediram ao governo federal que investigue um caso de possível intimidação de eleitores, depois que indivíduos foram filmados e perseguidos.

As conclusões ilustram o que alguns observadores disseram ser uma evidência crescente de falta de confiança nas instituições democráticas do país, após décadas de aprofundamento do partidarismo.

Cerca de 20% dos eleitores, incluindo um em cada 10 democratas e um em cada quatro republicanos, disseram não estar confiantes de que suas células serão contadas com precisão.