Bahia Polícia

Polícia Federal realiza operação em Cândido Sales

A Polícia Federal (PF) cumpre na manhã desta quarta-feira (15) oito mandados de busca e apreensão no município de Cândido Sales, a 595 km de Salvador. A ação tem como objetivo reprimir o comércio ilegal de carvão vegetal, que é extraído da reserva de proteção ambiental de Mata Atlântica que fica no município. A operação Grandis foi batizada a partir do nome científico do eucalypto grandis, utilizado na produção de carvão, e conta com apoio do Ibama e da Corregedoria da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A operação quer desarticular um grupo criminoso especializado em falsificar notas fiscais e Documentos de Origem Vegetal (DOF). Segundo a investigação da PF, a quadrilha utilizava os documentos para conseguir transportar o carvão vegetal, mas por vezes também ocultavam o produto em caminhões para ludibriar a fiscalização ambiental e contrabandear a carga para outros estados. Um servidor público integrava o grupo e auxiliava neste processo.

A madeira que originava o carvão vegetal era extraída com a ajuda de parte da população da cidade, de modo clandestino. Os trabalhadores eram explorados, recebiam pouco dinheiro e não contavam com nenhuma espécie de proteção trabalhista. No processo, grandes porções de Mata Atlântica eram desmatadas.

Fonte: Correio 24h