Bahia

GP Bahia de Stock Car atrai 10 mil turistas e gera renda extra para baianos

6ª etapa da Mercedes Benz Challenge no circuito do Centro Administrativo da Bahia em Salvador. Foto: Camila Souza/GOVBA

6ª etapa da Mercedes Benz Challenge no circuito do Centro Administrativo da Bahia em Salvador. Foto: Camila Souza/GOVBA

A sexta edição do Grande Prêmio Bahia de Stock Car movimentou milhares de baianos e turistas amantes da velocidade neste sábado (15), no circuito Ayrton Senna, montado nas avenidas do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Pela primeira vez no mês de novembro, a prova confirmou o potencial do estado no calendário de grandes eventos esportivos, atraindo 10 mil turistas, segundo estimativa da Secretaria do Turismo do Estado (Setur). Nas regiões próximas ao CAB, a ocupação hoteleira superou os 90%.

Segundo o secretário do Turismo, Pedro Galvão, a Stock Car já é o terceiro evento em número de turistas e funciona como uma vitrine para os destinos turísticos da Bahia, resultado da visibilidade proporcionada pela transmissão da corrida para todo o país e ao grande número de visitantes. “Com essa divulgação podemos aproveitar para prolongar a estadia dos turistas que vêm para o evento e, com a boa impressão, podem voltar em outras ocasiões, além dos recursos injetados na economia”.

6ª etapa da Mercedes Benz Challenge no circuito do Centro Administrativo da Bahia em Salvador

6ª etapa da Mercedes Benz Challenge no circuito do Centro Administrativo da Bahia em Salvador

Apaixonado pelo automobilismo, o italiano Umberto Romanella foi um dos visitantes que acompanharam de perto o GP Bahia. “A paixão vem em primeiro lugar e, para mim, que acompanho a F1, a Stock Car também é muito interessante”.

Morador de Salvador, o bancário Eliseu Braga também estreou nas arquibancadas do circuito Ayrton Senna e não escondeu a emoção. “Já no primeiro carro que passou a adrenalina foi a mil e é muito legal ter essa oportunidade aqui na Bahia”.

Geração de empregos

Com patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Setur e da Bahiatursa, a corrida gera 3 mil empregos temporários para trabalhadores que atuam desde a montagem do circuito de rua, camarotes, arquibancadas e demais estruturas, até profissionais de áreas como turismo e serviços, que trabalham no receptivo e no apoio à realização do evento.

O vigilante Everton Soares aproveitou a oportunidade, trabalhou pela primeira vez em um evento do tipo e gostou da experiência. “Para mim é muito importante e estou gostando muito porque, além de ganhar um dinheiro extra, estou vendo tudo de perto sem pagar ingresso”.

Segurança

A segurança foi garantida pela Polícia Militar, que também utilizou um helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer). O esquema contou ainda com equipes de saúde prontas para atendimentos de emergência.

Além mudança de data, outra novidade foi a realização de duas corridas na mesma etapa, a penúltima do campeonato de Stock Car, com os treinos classificatórios durante amanhã, e as provas sendo disputadas na tarde deste feriado da Proclamação da República. Também foram disputadas corridas das duas categorias da Mercedes-Benz Challenge – a C250 Cup e CLA AMG Cup.

Na categoria principal, a primeira corrida da 11ª etapa da temporada foi vencida por Allan Khodair, com Felipe Fraga em segundo lugar e Átila Abreu em terceiro completando o pódio. Na segunda prova, quem levou a melhor foi Sérgio Jimenez, seguido de Rafa Matos, em segundo, e Luciano Burti em terceiro lugar.

O campeão de 2014 será conhecido na última etapa daqui a duas semanas, em Curitiba, no Paraná. O campeonato de pilotos é liderado por Rubens Barrichello, com 198 pontos, Átila Abreu ocupa a segunda colocação, com 183,5, e Tiago Camilo está em terceiro, com 174,5.