Bahia Política

Prefeito Herzem Gusmão participa de homenagem a José Pedral Sampaio

A rua é um dos acessos ao Centro de Convenções da Bahia, em Salvador

O ex-prefeito José Pedral Sampaio foi homenageado em Salvador na manhã de hoje (12), data em que completaria 92 anos. A partir de agora, o político conquistense, dá nome a rua que liga a Avenida Paralela à Estrada do Curralinho, entre o Stiep e a Boca do Rio. O prefeito Herzem Gusmão participou da cerimônia, junto com a vice, Irma Lemos.

A rua é um dos acessos ao Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. A proposta foi do vereador soteropolitano Edvaldo Brito, presente ao encontro. Para Herzem, Brito fez “uma justa homenagem: Pedral foi um dos maiores líderes políticos da Bahia”.

Histórico – Nascido em 1925, o ex-prefeito José Pedral Sampaio sempre foi filiado do PMDB. Eleito prefeito de Vitória da Conquista pela primeira vez em 1962, Pedral foi deposto um ano e três meses depois, durante a Ditadura Militar.

Em 1982, o político foi eleito, mais uma vez, para comandar a Prefeitura do município, dando início à década que ficaria conhecida como o auge do “Pedralismo”. Em 1993, Pedral se elegeu prefeito pela terceira vez, consolidando sua liderança política na cidade. // G1 Bahia