Bahia

Maioria dos mais de 664 mil inscritos no Enem 2016 na Bahia é mulher

O número de inscrições esse ano no estado supera em 12,31% o registrado em 2015

O número de inscrições esse ano no estado supera em 12,31% o registrado em 2015

Nos últimos meses, a estudante Maria Silveira, de 17 anos, tem tido um “relacionamento sério com os livros”. Adotar uma rotina “puxada” com foco nos estudos é o esforço que faz para tentar chegar à tão sonhada faculdade de publicidade. A jovem está entre os mais de 664 mil candidatos inscritos na edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Bahia. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro.

O número de inscrições esse ano no estado supera em 12,31% o registrado em 2015. As mulheres são maioria (61%). Maria, que estuda o último ano do Ensino Médio em um colégio particular de Salvador e que vai fazer o Enem pela terceira vez, conta que tem uma rotina de estudos que chega a 9h por dia.

“Tenho aula todos os dias de manhã, das 7h ao 12h30. Nas segundas e terças, também tenho aula pela tarde na escola. Além disso, faço três cursos extracurriculares”, conta a estudante.

A aluna afirma que sempre se dedicou bastante aos estudos, mas diz que a rotina ficou “bem mais puxada” no terceiro ano. Sobre a profissão que deseja seguir, afirma que a escolha se deu pelo gosto pela área de humanidades.

“Sempre tendi para a área de humanidades desde pequena. Pensei em fazer Direito, mas fui mais para a parte da arte, que gosto bastante. Começei a pesquisar uma coisa bem comunicativa e achei a publicidade. Assisti a várias palestras na escola e, numa viagem a São Paulo, conversei com professores e outros estudantes da área e fiquei ainda mais entusiasmada”, afirmou.

O número de inscritos na Bahia esse ano corresponde a 7,7% do total de candidatos que se inscreveram em todo o país (8.627.195). No estado, 406 mil inscritos são mulheres, contra 258 mil candidatos do sexo masculino (39%), segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela aplicação das provas.

A maioria dos candidatos na Bahia tem entre 16 e 20 anos (47%). Os que se inscreveram com idades entre 21 a 30 anos somam 34%. Outros 17% têm mais de 30 anos e apenas 2% dos candidatos são menores de 16 anos de idade.

Fonte: G1 Bahia