ENEM

Movimento é arma para encarar o Enem

Especialistas garantem que atividade física diminui a tensão

Especialistas garantem que atividade física diminui a tensão

Não há receita para conseguir uma boa pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que não envolva muitas horas de estudos e dedicação.

No entanto, embora conhecer o conteúdo das provas seja fundamental, dedicar algumas horas do dia para a prática de atividades físicas e lazer pode aliviar a tensão e melhorar o desempenho na prova.

É o que defendem especialistas em educação física, pedagogos e psicólogos. Segundo eles, movimentar o corpo no intervalo dos estudo é uma maneira de garantir o  bem-estar físico e mental nesta última semana que antecede o exame, que será realizado nos próximos dias 24 e 25.

De acordo com o educador físico Neto Amorim, a prática de atividades físicas melhora a disposição e contribui para a execução de atividades cerebrais que exijam concentração, como a resolução de questões e a leitura de textos.

“Ao praticar exercícios físicos, o corpo produz a endorfina, que é o hormônio do bem-estar, do prazer. Ele reduz, com muita eficiência, os níveis de estresse e ansiedade que afetam as pessoas, sobretudo para esses jovens que estão, de alguma forma, sob pressão”, disse.

Segundo Amorim, atividades como corrida, jumping (exercícios aeróbicos sobre  minitrampolim) e musculação, se praticados no mínimo três vezes por semana – por até 40 minutos -, podem surtir resultados positivos para quem está  preparando-se para o exame.

“Isso não vale apenas para exercício executado dentro de uma academia de ginástica. Uma caminhada na praia, uma partida de futebol ou qualquer atividade que proporcione distração e diversão é válida”, disse.

Ansiedade

A estudante Vitória Teles Valois de Amorim, 17, do 3º ano do ensino médio,  vai fazer as provas do Enem pela primeira vez, para concorrer a uma vaga no curso de medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Por conta da grande concorrência, as crises de ansiedade foram inevitáveis na reta final da preparação para o exame. Para conseguir estudar todos os conteúdos, a aluna utilizava energéticos para se manter acordada e ativa.

Hoje, ela encontrou nas aulas de hip hop e muay thai  uma maneira de extravasar toda a preocupação com os estudos e de se manter disposta a encarar a maratona de provas e simulados.

“Faço as atividades três vezes por semana, antes da escola. Percebi que meu rendimento melhorou bastante depois que comecei a me exercitar. Estou certa de que farei a prova do Enem com tranquilidade”, afirmou.

Também candidata a uma vaga no curso de medicina, Mariana Mangabeira Cruz, 20, reserva uma hora todos os dias, entre um turno e outro de estudo, para se dedicar à musculação.

Assim como Vitória, ela tem o estresse como principal vilão da  rotina de estudos. Depois que começou a alternar os estudos com a academia, conseguiu mais disposição para estudar.

“Quando chego em casa para retomar os estudos, fico muito mais disposta. Não tem preguiça nem moleza que me desmotive a voltar aos livros após os exercícios”, contou.

Atividades, modo e período indicados

LAZER – Esportes e atividades em grupo e ao ar livre, como caminhada e corrida, são válidos para eliminar a ansiedade

TEMPO – Reserve, pelo menos, 40 minutos de atividade físicas ou lazer três vezes na semana

MODERAÇÃO – Exercícios devem ser de intensidade moderada. Uma rotina puxada de atividades vai gerar ainda mais  tensão e desgaste

Fonte: A Tarde