Cultura

Wagner Moura apoia campanha pela criação da Bahia Filmes em 2023

“Quero expressar o meu total apoio”, diz o ator e diretor Wagner Moura sobre a campanha que pede a criação da Bahia Filmes (empresa pública de audiovisual do estado), ainda em 2023, pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Em vídeo gravado especialmente com esse fim, Wagner destaca que, além da importância cultural e artística, na “terra de Glauber Rocha”, a criação da empresa tem relevância econômica para o estado. “É também um projeto econômico importante para a Bahia, que gerará milhares de empregos diretos e indiretos”, disse.

E completou: “O entendimento de que o audiovisual é um produto importante na economia, sobretudo de um estado potente como a Bahia, é fundamental. Esse é um projeto que constou na campanha do governador Jerônimo e que já foi abarcado pela Secretaria de Cultura, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, enfim, várias secretarias… e precisa agora ser implementado ainda esse ano pelo próprio governador e pela Assembleia”.

A criação da Bahia Filmes é uma reividincação de vários setores e agentes do audiovisual baiano e foi uma promessa de campanha do governador Jerônimo Rodrigues. Em reunião realizada em setembro, o diretor da Dimas, Pedro Caribé, anunciou a criação de um Grupo de Trabalho, com participação da sociedade civil e do poder público, para produção da minuta de lei que cria a empresa, a ser apresentada à Assembleia Legislativa da Bahia.