Vitória da Conquista

Vitória da Conquista: Circuito de pré-carnaval em Conquista homenageia Dona Dió

Nos próximos dias 8 e 9, Vitória da Conquista entra no clima do pré-carnaval com os cortejos dos blocos Algazarra (sábado) e A Xcania Tá O Fervo (domingo), com concentração na Praça da Normal a partir das 14h.

O percurso adotado desde o ano passado pelo bloco Algazarra – e que será repetido nesta edição, foi batizado de “Circuito Dona Dió”. Trata-se de uma homenagem à baiana de acarajé que lutou pela valorização da cultura afro-brasileira e foi uma das personalidades mais conhecidas da região.

Dionísia de Oliveira Silva, Dona Dió, nasceu em 1936. Descendente de quilombolas do povoado Maria Clemência, foi a primeira baiana de acarajé de Conquista, ofício o qual ajudava a sustentar os seus 14 filhos. Fundou a Escola de Samba União do São Vicente e foi uma das líderes da Lavagem do Beco, que abria tradicionalmente a Micareta da cidade.

“Esta é uma forma de pisar respeitosamente neste chão e neste espaço em que muitos já fizeram”, declarou o Algazarra em nota.

Dona Dió nos deixou em 2012, com 76 anos, mas sua memória ainda chega a todos os conquistenses através da sua barraca de acarajé, que foi mantida por sua família, e da sua incrível história de vida e de luta.

Assessoria de Imprensa
VAGALUME PRESS