Brasil

Vice-presidente do PT faz mea-culpa após dizer que Lula abriria mão de eleição na Bahia

O vice-presidente nacional do PT, deputado federal cearense José Guimarães, usou as redes sociais para fazer um mea-culpa um dia depois de ter afirmado que o ex-presidente Lula avaliava abrir mão da pré-candidatura do senador Jaques Wagner ao governo da Bahia. A declaração foi dada na segunda-feira (30), em entrevista ao programa Fórum Onze e Meia, da Revista Fórum.

“O Lula acha até que na Bahia nós temos que abrir lá. Ele considera que a prioridade é a eleição presidencial, eleger deputados federais e senadores. Do contrário a gente não consegue evitar os futuros golpes”, disse Guimarães naquela ocasião.

Na avaliação do deputado, ele “trabalharia com a hipótese” de que o atual chefe do Executivo, Rui Costa, dispute uma cadeira ao Senado. “Se vai ser ou não, o partido na Bahia vai debater, vai conversar. Evidentemente que cada estado deve definir a sua posição, se vai lançar candidato ou não”, reiterou Guimarães na entrevista.

Após fala repercutir negativamente entre aliados, o dirigente petista divulgou um vídeo em que exalta a passagem de Lula pela Bahia como “fundamental” para consolidar o que chamou de projeto político e partidário no estado.

“O Lula na Bahia dialogou com os movimentos sociais, com empresários, com a base aliada do governador Rui Costa e, sobretudo, consolidou a pré-candidatura do companheiro senador Jaques Wagner ao governo da Bahia”, afirmou o vice-presidente do PT no vídeo.

Ao compartilhar o material, o presidente estadual do partido, Éden Valadares, avaliou o caso como “um ruído de comunicação”.

Sem ruído de comunicação, sem “boi na linha” como se diz por aí, segue declaração do companheiro @guimaraes13PT, vice-presidente do @ptbrasil, sobre a agenda de #LulaNaBahia e nossa unidade em torno da pré-candidatura de @jaqueswagner ao Governo da Bahia. #PTBahia @ptbahia pic.twitter.com/xPUdq3CsdZ

 

//metro1