Política Vitória da Conquista

Vereador Luciano Gomes cobra água e patrolamento de estradas para Cabeceira do Jiboia

Reunião aconteceu na manhã de sexta-feira, 17, na Secretaria Municipal de Agricultura

Em reunião com o secretário municipal de Agricultura de Vitória da Conquista, Arlindo Rebouças, e a coordenadora de água, Ana Silveira, na manhã desta sexta-feira (17), o vereador Luciano Gomes (PR) apresentou diversas demandas do Distrito de Cabeceira do Jiboia, para as quais pediu providências urgentes. A principal delas é a água para o Povoado de Cabeceira do Jiboia (Duas Vendas), onde cerca de 400 famílias sofrem há dias sem o líquido, em virtude de problemas no sistema simplificado que atende a localidade, a exemplo da qualidade da água de um poço perfurado pela prefeitura na gestão anterior.

Segundo o vereador, o sofrimento da população com a falta de água é intenso. “Ninguém vive sem água, é impossível a sobrevivência sem esse importante líquido em nossa vida, só quem fica sem pode falar do valor que a água tem”, disse.

Para tentar resolver o problema do sistema de água, o vereador solicitou ao secretário que retirasse uma amostra da água do poço para análise, e sugeriu que enquanto eles aguardam o resultado, que seja  instalada uma bomba num poço alternativo da localidade para garantir o abastecimento aos moradores. “Não podemos deixar a população desabastecida, isso chega a ser desumano”, reforçou.

O secretário concordou com a solução apresentada pelo vereador Luciano e prometeu agilizar, ainda na tarde de ontem (18), as providências. “Nossa secretaria tem um orçamento apertado, pouco mais de 4 milhões e 600 mil para atender todas as demandas, só sistemas de água são mais de 80, mas temos atendido a todos dentro daquilo que é possível”, afirmou.

A coordenadora de água, Ana Silveira, disse que a demanda por água cresceu muito em função da seca que afeta todas as regiões do município. “Temos apenas uma equipe para dar assistência a mais de 80 sistemas, é um município imenso e nesse período os problemas aumentam por causa da estiagem, mas temos driblado as dificuldades e conseguido resolver as situações mais críticas”.

Outras

Na oportunidade, o vereador cobrou solução para o sistema de água de Lajedinho/Docha, cuja bomba está queimada há três meses, deixando os moradores desabastecidos, e falou da transferência do poço de Corredor do Bonito, cuja responsabilidade é da Cerb, para a Prefeitura Municipal.

Outra importante demanda apresentada foi o patrolamento e encascalhamento das estradas de Cabeceira do Jiboia, principalmente em algumas localidades onde o tráfego está comprometido por causa da quantidade de buracos e mato, a exemplo da estrada do Periquito e da Limeira. “Nossas estradas estão  acabadas, o patrolamento é urgente”, afirmou Gomes.

Sobre as estradas, o secretário Arlindo Rebouças informou que as máquinas ainda não foram para a Limeira porque uma delas está dependendo de uma peça denominada sensor do acelerador. “Estamos aguardando a chegada dessa peça para agilizarmos a recuperação das estradas da Limeira”, concluiu.