Brasil

Vacinação de morto lança suspeita de fraude no Paraná

Documentos entregues por uma comissão especial da Assembléia Legislativa do Paraná ao prefeito Diego Ribas (PSD), da cidade de Lapa, mostram indícios de fraude na vacinação. Entre os casos relatados, está um envolvendo o CPF de um homem morto em 2016, aos 85 anos, que teria sido usado para a vacinação no dia 25 de fevereiro. O falecido, inclusive, constaria em uma lista feita pela Prefeitura de Lapa com o nome dos imunizados.

De acordo com a prefeitura, uma sindicância será instaurada para investigar o caso do uso.

Segundo os deputados Delegado Franschini (PSL) e Nelson Justus (DEM), membros da Comissão Especial de Investigação das Vacinas, criada em abril de 2021, os documentos que indicam os casos de fraudes foram obtidos pelo cruzamento de dados da Controladoria Geral da União e do Tribunal de Contas da União. Outras nove denúncias, algumas envolvendo servidores públicos, foram entregues ao prefeito.

Em publicação nas redes sociais, a prefeitura de Lapa afirmou que, com a exceção desse episódio, os demais casos já eram de seu conhecimento. “As medidas cabíveis já estão sendo tomadas em outros casos ocorridos na cidade e que na Lapa não tem vez para quem resolver furar a fila da vacina”, escreveram.