Comunicação Social Curiosidades Tecnologia Web

Usuários do Chrome devem atualizar o navegador agora, alerta engenheiro do Google

Quem usa o Google Chrome para navegar na internet deve atualizá-lo imediatamente. O alerta foi dado por Justin Schuh, que lidera a equipe de segurança do software após a descoberta de uma vulnerabilidade que já está sendo explorada por hackers. Detalhes só serão divulgados quando a maioria dos navegadores instalados já tiverem com a correção.

Na semana passada nós tivemos que lidar com uma ameaça real 0day e uma falsa 0day ao mesmo tempo”, escreveu Schuh, em sua conta no Twitter. “Então, sério, atualize sua instalação do Chrome… Tipo, neste minuto”.

A vulnerabilidade foi descoberta no fim de fevereiro por Clement Lecigne, pesquisador em segurança no Grupo de Análise de Ameaças do Google. Por meio dela, hackers podem assumir o controle de computadores remotamente.

A falha afeta um componente do Chrome chamado FileReader, uma API padrão que permite que as aplicações web acessem conteúdos de arquivos armazenados no computador. Ele está presente nas versões do navegador para todos os principais sistemas operacionais, incluindo o Windows, o MacOS e o Linux.

Normalmente, o Chrome é atualizado automaticamente, mas os usuários devem conferir se já estão usando a última versão. Para isso, basta acessar o menu no navegador, no alto do lado direito da tela, e clicar em “Ajuda > Sobre o Google Chrome”. A versão mais atualizada é a 72.0.3626.121.

//Extra