Vitória da Conquista

Unidade de Saúde do Recanto das Águas é destaque no Previne Brasil pela realização de exames de sífilis e HIV em gestantes

A equipe de saúde da família do bairro Recanto das Águas teve um excelente desempenho no indicador de proporção de gestantes com realização de exames de detecção de Sífilis e HIV, do Previne Brasil, modelo atual de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS).

A equipe superou a meta e o parâmetro nacional de 95%, alcançando no segundo quadrimestre de 2021 um percentual de 96% de realização dos testes nas gestantes que residem no bairro e são acompanhadas pela unidade.

A enfermeira-gerente da unidade, Dahiman Brito, diz que, para alcançar a meta, o trabalho feito é a busca ativa. “Os agentes de saúde fazem a busca das gestantes da área e na primeira consulta, como é preconizado pelo SUS, fazemos o acolhimento, anamnese (histórico de todos os sintomas narrados pelo paciente), o exame físico e o teste rápido para Sífilis e HIV. Quando a gestante volta no terceiro trimestre, a gente volta a fazer. É um trabalho que envolve muito comprometimento da nossa equipe e estamos felizes com o resultado”, exlplicou a enfermeira.

Graças ao trabalho de testagem rápida, em 2021 a equipe fez o diagnóstico de nove casos de sífilis. A intervenção em relação ao tratamento é feita na própria unidade com a penicilina, além de fazer também a busca de parceiros ou parceiras para iniciar também o tratamento.

De acordo com a coordenadora da área técnica de Saúde da Mulher e da Criança, Gislany Fontes, esse é um indicador importante de qualidade da assistência pré-natal. “A equipe merece o reconhecimento pelo trabalho e para que continuem motivados a alcançar melhoria dos demais indicadores. Não são apenas números, a intenção é dar ainda mais qualidade a assistência e o indicador só demonstra isso. Queremos identificar as potencialidades das equipes nessa assistência do pré-natal”, ressaltou Gislany.

A secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, elogiou o trabalho. “Parabenizo o desempenho da equipe em realizar essa busca ativa e alcançar um resultado tão positivo, e também motivar as outras equipes. É extremamente importante esse comprometimento para alcançamos os indicadores do Previne Brasil e zerar com todos os casos de Sífilis, seja adquirida ou congênita”, destacou a secretária.

Previne Brasil – É um programa que avalia alguns componentes para fazer o repasse financeiro federal aos municípios e monitora sete indicadores de saúde: consultas de pré-natal; atendimento odontológico na gestação; realização de exames para Sífilis e HIV em gestantes; cobertura de exames citopatológicos; vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente; acompanhamento de pessoas hipertensas; e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.