Política Vitória da Conquista

Sindicato denuncia 34 demissões do Santander na Bahia

Ascom/SEEB

DSC08288O Sindicato dos Bancários de Conquista e Região acompanhou a orientação nacional e realizou, na manhã desta quinta-feira (11), um Dia Nacional de Luta para denunciar o banco Santander pelos abusos e pela onda de demissões promovidos pela instituição.

“Estamos vivendo uma verdadeira atrocidade em âmbito nacional, e o banco não se pronuncia”, denunciou o Presidente do Sindicato, Delson Coêlho.

Na Bahia, o Santander demitiu 34 funcionários em algumas cidades do Estado, em dezembro. O movimento sindical tentou readmiti-los por meio do Ministério Público do Trabalho (MPT), mas o banco se manteve inflexível. Após a mobilização e denúncia, a Justiça considerou nulas as demissões.

“Entretanto, o Santander conseguiu derrubar a liminar e a ação corre no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Estamos aqui em apoio aos nossos colegas”, destacou Delson.

METAS ABUSIVAS

 

Em Conquista, não houve demissões. Mesmo assim, os funcionários padecem pelo excesso de trabalho e abusos praticados pelo banco espanhol.

O administrador Jomilton Araújo, cliente do Santander, avalia que o problema também passa pela contratação. “O banco quebrou a Europa e agora quer nos quebrar aqui também. Só que aqui é diferente, porque temos força para questionar. Tem de haver mais funcionários. Essa instituição ganha muito dinheiro no mercado de ações, fica fazendo propaganda, mas não coloca funcionários e fica cada vez mais sugando o capital”, reclamou Jomilton.