Brasil Economia Vitória da Conquista

Greve de 24 horas mobiliza bancários em todo o país

A greve de 24 horas no Banco do Brasil mobilizou a categoria em todo o país. Em Vitória da Conquista e Região, 10 agências permaneceram fechadas durante esta terça-feira (30). Em outras unidades a adesão foi parcial. De modo geral, 53% dos funcionários paralisaram as atividades na base do Sindicato.
Na Bahia, 17 agências foram fechadas em Irecê, oito em Feira de Santana e diversas outras que compõem a base da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe.
Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Conquista e Região, Delson Coêlho, o comportamento da direção do BB comprova que o banco tenta prejudicar cada vez mais os trabalhadores. “Não é à toa que o movimento sindical tem uma lista com 38 itens que demonstram claramente a postura acintosa do banco”, denunciou Delson. 
JUSTIÇA DECLARA GREVE LEGÍTIMA
Em Campinas, a Justiça negou interdito proibitório ao Banco do Brasil, que tentou impedir a greve dos funcionários. Na sentença, o juiz declara que o “direito de greve é consagrado pela Constituição Federal… São os trabalhadores quem devem decidir qual a forma de exercer o seu direito constitucional de greve…”.
ESCLARECIMENTOS À POPULAÇÃO
Durante a manifestação, o Sindicato esclareceu os motivos da greve à clientela e sinalizou que as atividades serão normalizadas a partir da próxima quinta-feira (2). Também alertou que a população pode usar canais alternativos e outras agências bancárias para finalizar os serviços pendentes.
Veja vídeo aqui.
Fonte: Ascom/Bancários