Na manhã da última quinta-feira (28), a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) promoveu uma reunião com ambulantes que trabalham com a utilização de tela para expor os produtos nas alamedas da cidade. O objetivo foi orientar os vendedores para que haja organização na comercialização dos produtos, otimização do espaço de circulação das pessoas e respeito à acessibilidade nos espaços públicos.

A Sesep orientou os vendedores sobre o tamanho da tela utilizada como mostruário dos produtos, que deve ser de 1,80m x 2m. As mercadorias também não podem ficar expostas nas calçadas por dificultar o direito de ir e vir das pessoas que passam pelos locais.

A conversa com esses vendedores acontece após a Prefeitura ter organizado a comercialização de frutas e verduras que foram realocados para a Ceasa e imediações. Na próxima ocasião, a reunião será com os ambulantes que comercializam na Estação Herzem Gusmão.

“Nesse primeiro encontro, nós orientamos aos ambulantes que eles reduzam a quantidade de produtos, que eles colocam e que eles precisam trabalhar apenas no mostruário de uma tela. Então a coordenação de Postura estará fazendo essa reunião com todos os ambulantes”, informou o coordenador de Serviços Básicos e Posturas da Sesep, Joelson Moreira.

Ainda de acordo com Moreira, os ambulantes estão sendo informados de que a partir de janeiro eles serão cadastrados e receberão alvará.

“É o pedido da nossa prefeita, do Governo para Pessoas, então nós estamos conversando, orientando para que todos consigam trabalhar. E como eu venho sempre falando, nós não estamos aqui falando de proibição de trabalho, nós estamos falando de organização e respeito a acessibilidade das pessoas”, pontuou o coordenador.