Bahia Saúde

Sesab amplia vacinação contra febre amarela em Salvador

Doses extras da vacina foram liberadas nesta quarta

Cerca de 400 mil doses extras da vacina contra a febre amarela foram liberadas nesta quarta-feira, 29, pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Secretaria da Saúde de Salvador, após a confirmação de casos da doença em quatro macacos, nos bairros de Vila Laura, Paripe e Itaigara.

De acordo com a Sesab, no total, serão disponibilizadas 2 milhões de doses para atingir a cobertura vacinal de 100% da população que ainda não está imunizada. O órgão ressalta que quem tomou uma dose da vacina nos últimos dez anos, encontra-se imunizado contra a doença.

Boletim

Na Bahia, em 2017, até o dia 28 de março, foram notificados 16 casos suspeitos em humanos de Febre Amarela em 08 municípios. São eles: Coribe (4), Feira de Santana (1), Ilhéus (1); Itamaraju (2), Itiúba (1), Mucuri (1), Nova Viçosa (1), Teixeira de Freitas (3) e 2 casos com pessoas residentes no estado de Alagoas (que passaram por vários locais na Bahia). Destes, sete casos foram descartados laboratorialmente (Coribe – 4; Mucuri – 1; Teixeira de Freitas – 2) e nove casos permanecem em investigação, aguardando resultados laboratoriais.

Em relação às epizootias (morte de macacos), até o dia 28 de março, foram notificadas 104 epizootias de Primatas Não Humanos (PNH) em 42 municípios do estado. Foram encaminhadas 51 amostras/animais em condições de análise para o Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen). Destes, 23 PNH foram positivos para Febre Amarela Silvestre, nos municípios de Alagoinhas, Camaçari, Catu, Cordeiros, Feira de Santana, Ituberá, Nova Viçosa, Ouriçangas, Pedrão, Salvador, Santa Rita de Cássia, São Felipe e São Miguel das Matas.

Fonte: A  Tarde