Bahia Greve

Servidores e alunos de universidades baianas protestam em Salvador

Segundo organizadores, ato público pede pagamento de reajuste linear

Segundo organizadores, ato público pede pagamento de reajuste linear

Professores, estudantes e servidores técnicos de universidades estaduais da Bahia fizeram um protesto na manhã desta quarta-feira (20), em um semáforo na Avenida ACM, trecho da Praça Newton Rique. De lá, no final da manhã, o grupo seguiu em caminhada no sentido Avenida Tancredo Neves.

De acordo com os manifestantes, a mobilização reúne representantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), de Feira de Santana (Uefs), do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Santa Cruz (Uesc).

Durante a mobilização, que começou por volta das 10h, os participantes ocuparam as pistas quando o semáforo fechava para os veículos. Quando o sinal abria, eles voltavam a ficar nas calçadas. Com isso, o fluxo não ficou totalmente obstruído, mas o trânsito ficou lento. Por volta das 11h, os manifestantes permaneciam no local.

De acordo com os organizadores, o ato público é um protesto “pela sobrevivência das Universidades Estaduais Baianas (Ueba), pelo pagamento do reajuste linear aos quase 270 mil servidores estaduais e contra a política de retirada de direitos do funcionalismo público”.

Também nesta quarta-feira, de acordo com o que anunciado, as universidades estaduais estarão com as atividades paradas e com portões fechados em todo o estado.

O Governo do Estado ficou de se posicionar sobre as reivindicações dos manifestantes.