Educação Greve Vitória da Conquista

Servidores administrativos da UESB e da UEFS fazem paralisação de cinco dias

Servidores administrativos da UESB paralisaram as atividades nesta segunda-feira (Foto: Anderson Oliveira/Blog do Anderson)

Servidores administrativos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a cerca de 100 km de Salvador, paralisaram as atividades na manhã desta segunda-feira (20). De acordo com informações dos sindicatos que representam os docentes das duas instituições de ensino, as mobilizações devem seguir até a sexta-feira (24).

Em Vitória da Conquista, os servidores reivindicam, entre outras coisas, reposição salarial com base na inflação, adicional de insalubridade, valorização do servidor público e protestam contra as reformas trabalhistas e da Previdência do governo federal. Durante a manhã, eles se mobilizaram na entrada da universidade.

Já em Feira de Santana, a categoria pede aumento de salário e outros benefícios, como reajuste do vale alimentação, além da progressão de carreira.

Durante a manhã, os trabalhadores também se mobilizaram em frente à instituição e algumas aulas foram suspensas. Serviços oferecidos pela universidade à população, como o atendimento odontológico, foram mantidos.

Em nota, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) informou que as progressões funcionais não podem ser concedidas porque o estado já atingiu o imite máximo de despesas com pessoal estabelecido pela lei de responsabilidade fiscal. Informações: G1 Bahia.