Bahia Festas Juninas

Seis municípios baianos cancelam os tradicionais festejos juninos

Os festejos juninos fazem parte da cultura nordestina

As cidades baianas de Simões Filho, Valença, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Eunápolis e Camacan cancelaram os festejos juninos por causa dos reflexos da greve dos caminhoneiros.

Neste momento, em que os problemas que adviram da greve ainda não foram totalmente resolvidos e as perspectivas ainda não são promissoras, os gestores optaram por abdicar dos festejos que marcam o período para continuar garantindo a prestação de serviços essenciais aos munícipes.

Em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o anúncio do cancelamento do tradicional “Arraiá das Viúvas” ocorreu na última segunda-feira. Na ocasião, também, ficou oficializado o decreto de situação de emergência no município. A decisão, de acordo com o gestor, é para conter gastos e manter os serviços públicos essenciais, a exemplo do pagamento do décimo terceiro salário dos servidores ainda este mês.

A festa, que deveria ocorrer entre os dias 29 e 30 deste mês, contava com atrações como Flávio José, Gabriel Diniz, Naiara Azevedo e Luan Santana.

Justificativas

Em Valença, o cancelamento ocorreu após reunião emergencial na última terça-feira “em virtude das grandes dificuldades econômicas que ocorrem nos meses de junho e julho”. A prefeitura, por meio de nota, informou que a medida foi tomada por vários motivos como o andamento das obras já iniciadas, recuperação nas estradas e queda de receita do ICMS proveniente da greve dos transportes de cargas.

Quatro dos seis municípios que cancelaram os festejos juninos estão localizados na região sul do estado. A situação econômica, o desabastecimento e os prejuízos causados pelas fortes chuvas são as justificativas utilizadas pelos gestores.

Em Eunápolis, no Sul da Bahia, apenas as festas nos bairros estão mantidas. A administração municipal optou por cancelar a festa “Pedrão” e decidiu prezar pela garantia de serviços essenciais, como despesas com saúde e educação.

“As condições climáticas, a crise financeira que vivemos no país, o desabastecimento de combustíveis e de alimentos, a falta de gêneros de primeira necessidade, de equipamentos de segurança e de atendimento à saúde, decorrente da manifestação de caminhoneiros, bem como a incerteza de novos movimentos reivindicatórios, tornam o evento um risco para a população e a integridade das pessoas que nos visitam nessa época”, diz trecho de nota emitida pela prefeitura.

Em Santa Cruz Cabrália, na Costa do Descobrimento, a prefeitura anunciou o cancelamento do evento que aconteceria entre os dias 8 e 9 deste mês e marca os festejos juninos: “Tonhão”. No entanto, apresentações de quadrilhas, eventos religiosos e outras festividades da época estão mantidos.

Já em Porto Seguro, a gestão municipal anunciou, na última terça-feira, o cancelamento da edição do São João Elétrico 2018. O evento ocorre tradicionalmente desde 2013. “Em virtude das fortes chuvas em todo território, causando transtornos e danos de infraestrutura que precisam ser solucionados, prejudicando o deslocamento dos moradores e a rotina da comunidade, a gestão municipal decidiu priorizar ações e serviços emergenciais”, explica trecho da nota.

A situação se repete em Camacan, onde os festejos estavam previstos para acontecer nos distritos de São João do Panelinha, Jacareci e em Leoventura. Em nota, o prefeito Oziel Bastos (PSD) informou que não poupará esforços para que as festas tradicionais tenham ainda mais brilho, mas acima de tudo, é necessário ser responsável. //A Tarde