Vitória da Conquista

Secretário Municipal de Educação e sindicato têm encontro para discutir demandas dos professores

Em mais um encontro, como parte da política de diálogo e transparência implementada na Secretaria Municipal de Educação (Smed), o secretário Edgard Larry recebeu, na manhã desta terça-feira (8), a diretoria do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (Simmp). Dentre os temas que foram tratados estavam o retorno presencial das aulas, o calendário letivo e o reajuste do piso em 33,24%.

Edgard Larry explicou que  remanejamento de datas da jornada pedagógica e do início do ano letivo, ocorreu após análise feita em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A jornada será realizada no auditório do Cemae, no dia 16, em formato híbrido, ou seja, presencial e online. Antes do evento, no mesmo local, ocorrerá a posse os novos gestores escolares eleitos. A jornada começa no Cemae e prossegue nas unidades escolares nos dias 17 e 18. Já as aulas recomeçam no dia 21 para todas as turmas.

Em relação ao reajuste, o secretário informou que já está sendo realizado um estudo técnico na Smed e ele já teve contato com o secretário Municipal de Gestão e Inovação (Semgi), Edivaldo Ferreira Júnior, com o objetivo de ser promovida uma avaliação conjunta a respeito do assunto para ser apresentada ao Simmp. “Desde que começou a ser noticiado este aumento, já começamos as tratativas com a Semgi sobre o tema”, esclareceu.

A presidente do Simmp, Elenilda Ramos, fez uma avaliação positiva do encontro e destacou que o papel do sindicato é o de questionar, para passar as respostas certas aos professores. “Agradecemos ao secretário Edgard Larry por ter tamanha abertura de nos trazer para o diálogo, para fazer um embate qualificado, a discussão coerente, de nos ouvir e solicitar, tentar atender nossas solicitações”.