Carnaval

Rainha faz assim ! Vestida de Rainha da Balbúrdia, Daniela Mercury se posiciona contra a censura

O meme do “descansa, militante” não tem nenhuma força contra Daniela Mercury. A Rainha Má do Carnaval de Salvador quer mais é se posicionar mesmo. Nesta segunda-feira (24) ela desfilou vestida de Rainha da Balbúrdia, em um protesto contra as tentativas de censura e a favor da liberdade de expressão. Antes de iniciar o trajeto com o Crocodilo no circuito Barra-Ondina, Daniela ainda antecipou para o CORREIO que iria exibir imagens de livros e filmes que sofreram tentativa ou foram censurados no Brasil.

Logo no começo do desfile, o ‘triatro’ (trio+teatro) exibiu capas de filmes como Bacurau e livros tipo Memórias Póstumas de Brás Cubas e Os Sertões. Antes de dar a largada, Daniela aproveitou para lembrar que foi o Crocodilo o primeiro a desfilar no Barra-Ondina há 23 anos, quando o Carnaval acontecia exclusivamente no Campo Grande.

“Desde 96 estamos aqui. Crocodilo é tradição e o Farol da Barra é um lugar sagrado do carnaval”, disse Daniela para os foliões.

À reportagem do CORREIO, Daniela afirmou que “a arte é a resistência mais temida”, justificando a escolha de sair vestida de Rainha da Balbúrdia. O look da vez era composto de um vestido vermelho e preto e uma bota de cano alto com um vermelho brilhante.

(Foto: Vinícius Nascimento/CORREIO)

Folião pipoca, Sandro Anetto chegou à Barra se lamentantando por ter perdido a saída de Pablo Vittar, mas não escondeu a satisfação de poder acompanhar o Crocodilo alegando sua admiração por Daniela Mercury.

Vestindo o abadá do bloco pelo sétimo ano consecutivo, o pernambucano Juliano Silva caprichou na produção e colocou um salto enorme para curtir a folia. Ele garante que vai ate Ondina sem tirar o salto e pulando tudo que puder e mais um pouco na companhia do amigo igualmente em cima do salto, Ricardo Arco Verde.

Dupla de amigos pernambucanos saíram no Crocodilo de salto alto
(Foto: Vinícius Nascimento/CORREIO)

Juliano conta que tem uma história de vida muito semelhante a Daniela no que tange a sua sexualidade. Com o que chamou de “passado hétero”, o recifense revelou que já foi casado com uma mulher e até tem filhos. Desde essa época, já curtia o Crocodilo.

Para o folião, Daniela Mercury tem um papel que vai além do destaque no Carnaval. Mais do que isso: ela desempenha uma função social por se posicionar contra as feridas do mundo.

“Acolhimento. Essa é a palavra que explica o Crocodilo e Daniela Mercury. Antes de todo o mundo ela já denunciava assédio, homofobia, exploração infantil. Isso é importante e torna a festa ainda mais essencial”, revelou.

Desfile
O paulistano Felippe Oliveira recebia um sopro de glitter do amigo Ivan Sanches na concentração do bloco. Junto aos dois ainda tinha Rodolfo Lutfi observando com olhos atentos a brincadeira da dupla. Felippe era o único sem o abadá do Crocodilo – preferiu ficar na pipoca nas imediações do Farol. Os três vieram para o Carnaval soteropolitano pela primeira vez.

Mesmo sem a camisa do bloco, Felippe estava bem entrosado com a festa de Daniela. Pulou bastante ao som de Banzeiro e beijou um rapaz que passava dançando com a camisa do bloco.

Daniela começou o desfile exatamente às 20h52 puxando Banzeiro. O desfile também teve a participação de Oxa, Drag Queen brasileira que participou do The Voice alemão. Vestida com uma fantasia fazendo alusões ao fetiche, a artista não escondeu a emoção por subir em um trio elétrico pela primeira vez.

“Isso aqui é muito importante porque encoraja que outras pessoas LGBTQI+ sonhem, assim como eu sonhei um dia e consegui realizar agora. É uma grande honra estar aqui ao lado de Daniela”, declarou Oxa, que é artista não-binária.

//correio