Política Vitória da Conquista

QUEM VAI COM QUEM

Irma Lemos e Dr. Andreson são os nomes mais cotados para a presidência da Câmara

Irma Lemos e Dr. Andreson são os nomes mais cotados para a presidência da Câmara

Por Bia Oliveira

A proximidade das eleições para definição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Vitória da Conquista se acirraram nos últimos dias. Duas chapas disputam o pleito: a primeira é encabeçada pela vereadora Irma Lemos (PTB), candidata do prefeito Guilherme Menezes. Além do próprio voto, a vereadora conta com apoio dos cinco vereadores do PT (Ademir Abreu, professor Cori, Fernando Vasconcelos, Florisvaldo Bittencourt e Júlio Honorato), além dos votos declarados dos vereadores Luciano Gomes (PR) e Ricardo Babão (PSL), totalizando oito votos.

A outra chapa tem como principal articulador o vereador Andreson Ribeiro (PCdoB), que conta com apoio dos demais integrantes do Bloco Parlamentar: Joaquim Libarino e Nelson de Vivi (PCdoB), Sidney Oliveira (PRB) e Hermínio Oliveira (SDD), além do apoio declarado do vereador Álvaro Pithon (DEM).

O vereador Arlindo Rebouças também discute a possibilidade de ficar com o grupo do PCdoB. “Estamos analisando os nomes que comporão a mesa e a partir daí definiremos o nosso voto dentro daquilo que for o melhor para a Casa”, disse Rebouças.

Além desses nomes, o vereador Andreson busca o apoio do Bloco PSB/PV, formado pelos vereadores Gilzete Moreira e Adnilson Pereira (PSB), e Juvêncio Amaral e Cícero Custódio (PV). Já está sendo discutida a possibilidade de o vereador Gilzete Moreira disputar a presidência nesta chapa, mas a definição sairá a partir de uma reunião dos quatro vereadores com o prefeito Guilherme Menezes, marcada para a tarde desta quinta-feira (11).

Segundo o vereador Cícero Custódio (PV), a pauta da reunião é a eleição da mesa diretora. “O Bloco PSB/PV ficará com o mesmo candidato, não há possibilidade de racha”, afirmou.

Já o vereador Bibia (PSDB) e a vereadora Lúcia Rocha (DEM) ainda não definiram seus votos. De acordo com Bibia, “ele vota em quem ganha”. “Por enquanto só temos um candidato certo, dona Irma, porque a outra chapa ainda não definiu o nome do presidente; só na próxima semana, quando eu souber quem ta com quem, decido o meu voto, pois eu não voto na derrota”.

A vereadora Lúcia Rocha (DEM) também não se definiu. “Não estou disputando cargos, estou tranquila, na próxima semana, provavelmente no dia da eleição, decido em quem votar. Vou votar pela consciência, pois esse ainda é o melhor voto”.