Educação Sudoeste UESB Vitória da Conquista

Quase 12 mil estudantes prestam vestibular para ingresso na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

uesb 2015

Mais de 14 mil estudantes se inscreveram para o Vestibular 2015 da Uesb, que terminou nesta terça-feira, 9, com a realização das provas de Química, Física e Biologia. O processo seletivo foi realizado nos três municípios que sediam campus da Uesb: Jequié, Vitória da Conquista e Itapetinga. Tanto a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), quanto a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), setores diretamente envolvidos na organização, consideram que o certame ocorreu conforme o planejamento estabelecido ao longo do ano.

Mais de 1000 pessoas se envolvem, direta ou indiretamente, para que o vestibular da Uesb aconteça. São fiscais, enfermeiros, técnicos em enfermagem e informática, jornalistas, designers, entre outros profissionais em ação, para dar conta de todas as etapas que envolvem o processo seletivo. “Os trabalhos fluíram de modo tranquilo, com a participação ativa do nosso corpo docente, servidores e alunos que trabalharam e contribuíram para o êxito de mais um vestibular realizado pela Uesb”, confirma o professor Fábio Félix Ferreira, vice-reitor da Universidade.

Este ano, a estrutura do vestibular contou com 27 locais de prova, nos três campi. Ao todo, foram realizados 132 atendimentos nos postos montados nos próprios locais de prova, mas nenhum caso grave foi registrado. As abstenções totalizaram um percentual de 15,5%, índice dentro da média histórica dos vestibulares realizados pela Uesb. “Está dentro do que é previsível”, considera a pró-reitora de Graduação, Talamira Taíta Brito. Quanto ao número de estudantes eliminados por infringir as normas do processo seletivo, somente seis foram registrados. “Graças às orientações da equipe, que é extremamente preparada. A Copeve fez um bom trabalho de qualificação de todos os fiscais e coordenadores de escolas”, completa a pró-reitora.

Toda a preocupação relacionada à realização do vestibular da Uesb se resume em uma só: o acolhimento dos vestibulandos, com especial atenção às pessoas com deficiência. Para isso, sob forma de revezamento, tanto o vice-reitor quanto a pró-reitora de Graduação visitaram praticamente todos os locais de prova durante os três dias, com o intuito de interagir com vestibulandos e equipes de trabalho. “Agradecemos a toda a comunidade acadêmica, que se dedicou durante o ano na construção do processo, agradecemos também a todos os candidatos inscritos das várias regiões de nosso Estado, bem como de outros Estados, por terem optado pela Uesb”, reitera o professor Fábio Félix. “Em 2015, estamos de portas abertas para receber todos os nossos novos alunos”, acrescenta a professora Talamira Brito.