Gabriel Oliveira Saúde Vitória da Conquista

Programa ‘Saúde em Movimento’ realiza consultas e cirurgias oftalmológicas em Vitória da Conquista

Fotos: Gabriel Oliveira

Fotos: Gabriel Oliveira

A estratégia do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Saúde do estafo,  “Saúde em Movimento”, chegou a Vitória da Conquista no último sábado, 26, e segue até o dia 2 de novembro com o objetivo principal de garantir acesso gratuito ao serviço de cirurgia de catarata de forma integral, resolutiva e humanizada. No total, são disponibilizadas 5 mil consultas oftalmológicas e 2 mil cirurgias de catarata para moradores de Vitória da Conquista e de 18 municípios da região.

Cláudia Almeida, diretora de

Cláudia Almeida, diretora de projetos estratégicos da SESAB

“Eu acho esse movimento um grande resgate para a população, que há muito tempo não tem acesso a um serviço de oftalmologia no estado. Então, se observarmos aqui, são pessoas das 19 cidades da região de Vitória da Conquista, que dificilmente teriam acesso a esse serviço. A nossa expectativa é de que nós consigamos realizar cerca de 5000 consultas oftalmológicas, 2000 cirurgias de catarata, e que a nossa população fique satisfeita com o nosso serviço, que é de excelência, com profissionais qualificados com mais de 20 anos de formados. Tudo que está aqui em relação a equipamentos é o que tem de mais novo e mais moderno em termo de tecnologia, e a estrutura que a gente monta, que vai desde o acolhimento, cadastramento, ao acesso às questões de exames pré-operatórios e de consultas, que no fim define qual é a patologia oftalmológica do paciente”, disse Cláudia Almeida, diretora de projetos estratégicos da Secretaria de Saúde da Bahia, em entrevista à nossa reportagem.

O Saúde em Movimento é um programa desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) com a finalidade de levar serviços de saúde para os moradores das cidades do interior baiano. O público-alvo para os atendimentos são pessoas com idade superior a 60 anos, que possuam ou não alguma doença ocular e alunos do Programa TOPA (Todos pela Alfabetização). A equipe da Estratégia Saúde em Movimento é composta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio. Nos atendimentos, os pacientes passam por consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, são submetidos à cirurgia. A clientela ainda recebe o colírio que deve ser utilizado nos primeiros quinze dias do pós-operatório.

A expectativa é que sejam realizadas cerca de 2000 cirurgias durante a duração do programa em Conquista

A expectativa é que sejam realizadas cerca de 2000 cirurgias durante a duração do programa em Conquista

Ainda segundo Cláudia Almeida, “eu gostaria de agradecer à população de Vitória da Conquista, ao prefeito com toda a sua equipe, ao pessoal da Arena Mira Flores que tão bem nos acolheu, e, sem dúvida alguma ao grande mentor deste projeto, o grande Dr. Jorge Solla, é ele o idealizador deste programa que já realizou mais de 300.000 consultas oftalmológicas e mais 100.000 cirurgias de catarata em 54 etapas que já realizamos”.