Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia Empregos

 Programa facilitará ingresso de 18 mil jovens no mercado de trabalho

Para Rui, os jovens são a base para a transformação da sociedade

Para Rui, os jovens são a base para a transformação da sociedade

Para facilitar o acesso de alunos e egressos de escolas públicas ao mercado de trabalho baiano e promover a manutenção de estudantes de baixa renda nas universidades estaduais, o governo aposta nos programas Primeiro Estágio, Primeiro Emprego e na Bolsa Permanência. Projetos de lei para a criação destas ações serão assinados na segunda-feira, 23, num encontro do governador Rui Costa com 600 líderes estudantis.

As medidas visam ampliar as ações do programa Educar para Transformar e o objetivo do governo é inserir 18 mil alunos de cursos profissionalizantes no mercado de trabalho nos próximos dois anos.  E também disponibilizar auxílio financeiro para garantir que estudantes de universidades estaduais consigam concluir o curso graduação.

Ainda na segunda, após a assinatura, os projetos serão encaminhados à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para apreciação.

Rendimento escolar

A seleção dos jovens para as vagas do programa  Primeiro Estágio  e  Primeiro Emprego  deverá ser feita conforme o critério de rendimento escolar a partir de um banco de dados disponibilizado pelo Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia). Os estudantes poderão atuar em empresas públicas e privadas por meio de contrato de estágio, aprendizagem ou primeiro emprego.

Já a  Bolsa Permanência  será destinada  exclusivamente  para os matriculados nos cursos de graduação presencial das universidades estaduais e pretende minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a diplomação dos estudantes de baixa renda, que poderão usar os recursos para custos com transporte, alimentação e moradia.

De acordo com o governador, “quem vai cuidar da informática, da biblioteca da escola e das demandas administrativas é o aluno egresso da rede estadual. Quem vai trabalhar como técnico de enfermagem nos nossos hospitais são os alunos e alunas das nossas universidades”.

Para Rui, os jovens são a base para a transformação da sociedade: “Com esses novos programas vamos garantir ainda mais oportunidades para que essa juventude construa, junto com seus familiares e com a comunidade que o cerca, uma Bahia mais justa e igual”.

Fonte: A Tarde