Vitória da Conquista

Prefeitura realiza mutirão de combate à dengue nos bairros

Ao mesmo tempo em que realiza o trabalho de contenção do novo coronavírus, a Prefeitura de Vitória da Conquista atua em outra frente: no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nesta terça (31), a ação foi realizada nos bairros Cruzeiros, Pedrinhas e Petrópolis, localidades com os índices de infestação mais altos da cidade.

“Essas ações vêm acontecendo há alguns dias para minimizar a ocorrência de casos de arboviroses no bairro. Foram realizadas orientações à população quanto às medidas de controle, coleta de sangue para diagnóstico e bloqueio com Ultra Baixo Volume (UBV portátil), além das visitas dos agentes de endemias nos terrenos baldios para eliminação dos possíveis focos do mosquito e também notificações e bloqueio dos casos suspeitos”, detalha o coordenador do Programa de Controle de Endemias, Eliezer Almeida.

Além da atuação da Secretaria Municipal de Saúde, o mutirão conta com a participação da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por meio da coordenação de Limpeza Pública e da Operação Cata-Bagulho. “Nosso objetivo é reduzir os focos do mosquito da dengue nesses bairros. Por isso, estamos atuando em conjunto com a Saúde, em mutirão, para alcançar bons resultados o mais rápido possível”, afirma o secretário Luís Paulo Sousa. Outros bairros da cidade devem receber intervenções como esta nos próximos dias.

Faça sua parte! – O mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças, se reproduz em água limpa e parada. Por isso, a população deve colaborar e manter os quintais sempre limpos, eliminando pneus velhos, latas, garrafas, vasilhas plásticas ou qualquer outro recipiente que possa acumular água. Outra providência é acondicionar e descartar o lixo doméstico de forma adequada.

É importante também, tampar as caixas d’água e eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas e até mesmo vasos de plantas. Nos ambientes internos, cuidar dos ralos, baldes e bacias que devem ser mantidos sempre limpos.