Bahia Brasil Política Vitória da Conquista

PR oficializa apoio à candidatura de Rui Costa

Apoio a Rui Costa foi oficializado durante convenção do PR

Apoio a Rui Costa foi oficializado durante convenção do PR

Por Bia Oliveira

Na tarde desta segunda-feira (30), na convenção estadual realizada em Salvador, o Partido da República (PR) decidiu marchar com o petista Rui Costa nas eleições para governador da Bahia. Tão logo o anúncio foi feito, Costa, que já esperava pela boa nova, compareceu ao evento para receber o apoio oficial dos republicanos.

A decisão de apoiar Rui Costa foi unânime. O deputado João Carlos Bacelar, que assumiu a presidência do partido também nesta segunda-feira, em lugar do deputado federal José Rocha, manteve um diálogo com os militantes do PR em todas as bases, para saber a opinião de cada um. Chegou-se a discutir a possibilidade de romper com o governador Jaques Wagner e apoiar o candidato democrata, Paulo Souto, mas, na manhã de hoje, os republicanos voltaram atrás e decidiram seguir com Rui Costa.

Na nacional, o PR permanece com a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT). O apoio deveu-se a alguns ajustes exigidos pela executiva nacional, como a transferência de Cesar Borges do Ministério dos Transportes para a Secretaria Nacional dos Portos, e o retorno de Paulo Sérgio Passos para a pasta. A mudança foi anunciada no dia 25 de junho.

O presidente estadual do PR, deputado federal João Bacelar, disse que não se pode tomar uma decisão aleatória, sem ouvir o partido e sem levar em consideração a importância da legenda no cenário nacional, estadual e municipal. “Somos uma legenda com representação em quase todos os municípios, por isso somos respeitados. As nossas decisões são tomadas com base no interesse coletivo e não individual, nós acatamos o que a maioria decide”, afirmou.

Em Vitória da Conquista, o vereador Luciano Gosmes, que já tinha optado pelo apoio ao petista Rui Costa, comemorou a decisão do partido. “Desde o início, conversamos com o partido e informamos a decisão do PR conquistense em marchar com o projeto político do PT, mas, para a nossa satisfação, tanto na nacional, quanto na estadual, o PR comunga com a nossa opinião de caminhar com Dilma e Rui Costa”, concluiu.