Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Novo Aeroporto Obras Vitória da Conquista

Plano Básico Ambiental do novo aeroporto de Vitória da Conquista é apresentado ao Governo Municipal

O processo de licitação estipulou o prazo de 18 meses para a execução da obra

Foto: Divulgação/PMVC

Mais uma importante etapa foi cumprida para o processo de implantação de uma das obras mais aguardas de Vitória da Conquista: o novo aeroporto. Na manhã desta terça-feira, 11, diretores e técnicos do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), da empresa Hydros Engenharia e Planejamento e do consórcio Top/Paviservice estiveram reunidos com a equipe da Prefeitura, na Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, para a apresentação da conclusão do Plano Básico Ambiental do novo aeroporto.

O plano consiste em um conjunto de ações e condicionantes que vão possibilitar as garantias ambientais necessárias no processo de implantação do novo equipamento. Assim, apresenta instrumentos de gestão, uso e ocupação do solo e qualificação paisagística. “O Plano Básico Ambiental é uma das primeiras etapas que a gente tem que fazer para a implantação do novo aeroporto. Para isso, foram feitos vários projetos e agora a gente começará a fazer os procedimentos para execução da obra”, informou o diretor de Terminais do Derba, Denisson Oliveira.

O Plano Básico Ambiental é construído de vários programas e outros planos que serão necessários para instrução do processo de licenciamento do novo aeroporto e para o modelo de gestão que deverá ser executado de modo a permitir o acompanhamento e o monitoramento do processo de implementação. “Esses planos e programas que estão previstos são necessários para que se tenha uma construção ancorada no princípio da sustentabilidade ambiental”, declarou a representante da Hydros Engenharia e Planejamento, empresa responsável pela elaboração do documento, Liana Viveiros.

O Plano Básico Ambiental contém ações como o Programa de Educação Ambiental; Programa de Reassentamento Involuntário; Programa de Comunicação Social; Plano Urbanístico de Expansão; Plano de Controle de Processos Erosivos; Programa de Integração e Capacitação da Mão de Obra Local; Plano de Recuperação de Áreas Degradadas; Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Programa de Monitoramento da Qualidade da Água; Programa de Resgate e Monitoramento da Flora; Programa de Monitoramento da Qualidade do Ar; Programa de Controle e Monitoramento de Ruídos; Programa de Sinalização e Controle de Tráfego; Programa de Gerenciamento de Risco, Plano de Ação e Emergência e Contingência; Plano de Afugentamento, Resgate e Monitoramento da Fauna Silvestre e Controle de Aves, entre várias outras ações.

A execução dos programas que compõem o Plano Básico Ambiental contará com a parceria da Prefeitura Municipal, do Governo do Estado, de órgãos federais, do consórcio Top/Paviservice, de agentes privados e da sociedade civil. Isso ocorrerá por meio da formação de uma Comissão de Acompanhamento que contará com a participação de representantes de todos esses segmentos.

Parceria fortalecida – Além da apresentação do plano, a reunião desta terça-feira foi promovida com o intuito de fortalecer ainda mais a parceria existente entre o Derba e o Governo Municipal. “O contato constante com a Prefeitura tem sido muito proveitoso, pois nós temos conseguido realizar tudo em um tempo razoável e de forma tranquila porque a Prefeitura nos ajudou muito. Sem dúvida, o sucesso hoje da implantação do novo aeroporto está relacionado com esse apoio que a Prefeitura nos deu”, declarou Denisson. “Ficamos muito alegres com essa reunião, pois representa mais uma etapa cumprida com muito sucesso e trabalho. Vamos agora formar a Comissão de Acompanhamento para ver o quanto antes as máquinas trabalhando no local”, enfatizou o prefeito Guilherme Menezes.

Saiba mais – O projeto do novo aeroporto de Vitória da Conquista contempla todas as exigências estabelecidas pelas agências regulamentadoras do país. O processo de licitação estipulou o prazo de 18 meses para a execução da obra. Conforme Denisson, além da infraestrutura aeroportuária, como por exemplo, a área de pista, construções de apoio, cerca patrimonial, também está sendo providenciada a implantação do terminal.

O novo aeroporto de Vitória da Conquista – localizado no povoado de Pé de Galinha, a 7 km da cidade – terá uma pista de pouso com 2.100 metros de comprimento e 45 metros de largura, o que vai possibilitar a aterrissagem de aeronaves do modelo Boeing 737-800, utilizadas pelas grandes companhias aéreas do país.